Notificações dos casos de dengue em Divinópolis aumentam mais de 43% em duas semanas

Compartilhe essa reportagem:

O ambulatório da dengue está funcionando na Policlínica desde a última segunda-feira (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) adotou medidas preventivas para impedir uma epidemia de dengue em Divinópolis e os efeitos já podem ser sentidos pela população. Houve uma desaceleração nas notificações de novos casos da doença, embora a situação ainda seja preocupante. Os casos notificados de dengue no período de 1º a 15 desse mês tiveram um crescimento de 43,58% subindo de 1.161 para 1.667, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Semusa.

Já os casos confirmados cresceram 28,80% no mesmo período, saltando de 427 no dia 1º para 550 até esta quinta-feira (15). O número de pessoas que foram internadas pela doença cresceu 27,69% no mesmo período, saltando de 65 para 83. Segundo a Semusa, quatro mortes suspeitas de dengue estão em investigação.

MEDIDAS

Além de intensificar o fumacê para combater a proliferação do mosquito, a Semusa inaugurou na última segunda-feira (12) um ambulatório para atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue. O ambulatório, que funciona junto à Policlínica, atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Segundo a Semusa, o ambulatório visa suprir “a demanda da população com suspeita de dengue, já que as unidades de saúde não funcionaram nos dias de carnaval. Essa medida garantirá o pleno atendimento à população com suspeita da doença”. A secretaria informou ainda que o ambulatório conta com uma equipe multiprofissional e, juntamente com as unidades de Atenção Primária, será responsável pelo acolhimento, triagem e atendimento de pessoas com quadro clínico compatível com a dengue.

A Semusa ampliou, também a circulação do carro fumacê e essa semana o veículo já circulou nos bairros São José, Tietê e Catalão, regiões que estão entre as mais infestadas pelo mosquito transmissor. Nesta sexta-feira, o fumacê está em Santo Antônio dos Campos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: