NOTA DE ESCLARECIMENTO

Compartilhe essa reportagem:

Esse esclarecimento se faz necessário para que o leitor do Portal do Sintram tenha conhecimento amplo do posicionamento ditatorial, regulador e antiético da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) completa 36 anos no próximo dia 7 de novembro. Transformado em entidade de primeiro grau no sistema sindical em 1988, o Sintram nasceu a partir da Associação dos Trabalhadores Municipais (Atram) e possui um histórico de lutas que orgulha o servidor público. São mais de 30 cidades, mais de 1 milhão de habitantes e mais de 10 mil servidores públicos beneficiados pelas ações do sindicato.

Ao longo desses anos, o Sindicato vem passando por um processo de modernização, oferecendo mais e novos produtos, ampliando sua área de atuação e atuando em serviços essenciais de interesses sociais de toda a população abrangida.

No início de 2019, a então diretoria do Sintram, tendo à frente a presidente Luciana Santos e o vice-presidente Wellington Silva, promoveu total remodelação no departamento de comunicação do Sindicato. Com visão de transparência e cobertura dos principais eventos da região dentro da ótica sindical, o então acanhado site do Sintram foi transformado em um vigoroso Portal de Notícias, com novos equipamentos, uma linha editorial definida e profissionais qualificados.

Sem perder sua característica institucional e necessária, o Portal do Sintram é hoje um veículo informativo que não tem a pretensão de concorrer com a imprensa da cidade, porém, embora sempre mantendo a ótica sindical, vai contando a história de Divinópolis, da região e do país.

A atual diretoria do Sintram, tendo à frente o presidente Marco Aurélio Gomes e o vice-presidente Darly Salvador, democratas convictos e firmemente compromissados em dar continuidade à luta sindical, mantém o Portal do Sintram atuante, oferecendo condições para que servidores e comunidade recebam notícias diárias.

Dessa forma, como um veículo de imprensa a serviço do povo, o Portal do Sintram aplica a regra básica do jornalismo que é divulgar a notícia na sua ótica, porém sem nunca deixar de abrir o espaço para o que comumente no meio jornalístico se chama “o outro lado”.

E é assim que o Portal do Sintram se comporta com a Prefeitura de Divinópolis. Entretanto, a atual administração, na sua costumeira postura truculenta, antitética e antidemocrática, que abertamente usa a prática da retaliação contra aqueles que considera seus desafetos, tenta calar o Portal do Sintram e, na maioria das vezes, se nega a responder aos questionamentos do nosso jornalismo.

O exemplo mais recente ocorreu nesta quinta-feira (5 de setembro), envolvendo a notícia sobre a multa por crime ambiental aplicada ao município pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Às 8h16 da manhã de quinta-feira, o setor de comunicação do sindicato entrou em contato com a diretora de Comunicação da Prefeitura, Samara Souza, solicitando a posição do Município sobre a aplicação da multa. A resposta não veio. Porém, para outros veículos de imprensa da cidade a Prefeitura enviou uma extensa nota se posicionando sobre o assunto.  

Veja cópia do pedido de posicionamento solicitado pelo Portal do Sintram

O Portal do Sintram continuará atuando com ética e responsabilidade e sempre estará aberto para que qualquer que seja a entidade, instituição ou cidadão, dê o seu posicionamento sobre as notícias publicadas.

Quanto à Prefeitura de Divinópolis, embora o prefeito já tenha demonstrando que não tem compromisso com os servidores e muito menos respeita essa forte classe trabalhadora, o espaço sempre estará aberto para que a entidade municipal, seja nessa ou qualquer outra gestão, possa utilizá-lo para se posicionar e esclarecer sobre todas as notícias que envolvam o Executivo.

É sempre bom lembrar que o silêncio é  confissão.


Compartilhe essa reportagem: