No dia em que Divinópolis ultrapassou a barreira das 700 mortes pela covid-19, prefeito desobriga o uso de máscaras em locais abertos

Compartilhe essa reportagem:

O teatro foi bem ensaiado. Na Câmara Municipal, o vereador Eduardo Azevedo (PSC) fez um veemente discurso contra o uso de máscara para proteção contra a contaminação pela covid-19 e afirmou que faria um pedido ao seu irmão, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), para suspender a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção. Pouco depois o prefeito foi para suas redes sociais e anunciou que a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção seria suspensa em locais abertos. Foi posta a imagem do prefeito segurando uma máscara, com a legenda: “Chega de teatro! Determino a não obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos”. Pouco depois a postagem foi apagada.

Entretanto, quase no fim do expediente, a Prefeitura publicou em seu site a nota confirmando que a partir desta sexta-feira (4), passaria a ser opcional o uso de máscara de proteção facial em locais abertos. Para oficializar a medida, o prefeito já havia assinado o decreto 14.915. De acordo com a Diretoria de Comunicação, para validar a medida, o decreto seria publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios, o que não aconteceu.

Segundo a Prefeitura a publicação do decreto agora deverá ocorrer na próxima segunda-feira. “Fica afastada a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial no âmbito do território do município de Divinópolis em ambientes abertos, passando a ser opcional tal uso nessas condições, a juízo de cada indivíduo, recomendado o distanciamento e a adoção das demais medidas de proteção individual contra a covid-19”.

MAIS DE 700 MORTES

A decisão tomada pelo prefeito aconteceu nesta quinta-feira (3), exatamente no dia em Divinópolis ultrapassou a barreira das 700 mortes pela covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ontem foram confirmados mais dois óbitos pela doença. Com isso, Divinópolis chegou a 701 mortes desde o início da pandemia, sendo 374 homens e 327 mulheres. Já são 151.369 casos notificados, dos quais 31.900 já foram confirmados por exames laboratoriais.

Se por um lado o número de mortes e novos casos continuam crescendo, por outro, as internações em unidades de terapia intensiva exclusivas para a covid-19 estão em queda em Divinópolis. Essa queda é o reflexo da vacinação, uma vez que a maioria dos contaminados nos últimos meses já foi vacinada, o que atenua a ação do vírus, tornando a internação desnecessária.

As internações em UTIs para covid-19 representam um bom indicador para a evolução da doença. No dia 24 de fevereiro, a taxa de ocupação das UTIs estava em 53,66%, caindo para 39% na terça-feira (2) e ontem, 3 de março, caiu ainda mais, ficando em 31,71%.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
Imagem postada nas redes sociais do prefeito para anunciar o fim da, obrigatoriedade o uso de máscara e logo retirada (Reprodução)

 

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: