Faleceu nesta terça-feira (4) o ex-deputado estadual constituinte Francisco Carlos Delfino, o Chico Ferramenta, aos 64 anos. Chico estava internado no Hospital Márcio Cunha, onde tratava de problemas respiratórios e renais.
O velório será realizado no ginásio do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, em Ipatinga, no Vale do Rio Doce. O sepultamento será no Cemitério Parque Nossa Senhora, em Ipatinga, por enquanto sem definição quanto ao horário.
Nascido em Bom Despacho na região Centro-Oeste do Estado, o metalúrgico Chico Ferramenta foi um dos mais importantes sindicalistas de Minas Gerais. Foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Vale do Aço quando foi eleito deputado constituinte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 1987, tendo sido líder do partido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Chico Ferramenta renunciou ao mandato no final de 1988 para assumir a Prefeitura de Ipatinga, sendo reeleito prefeito por mais dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Foi também deputado federal entre 1995 e 1996 e presidente do PT em Minas.
Ferramenta chegou a ser eleito para um quarto mandato de prefeito, em 2008, derrotando Sebastião Quintão (então no PMDB), mas por ter a candidatura indeferida, não pode tomar posse. A Justiça Eleitoral determinou a posse do segundo colocado Sebastião Quintão, que foi cassado por abuso de poder político e econômico. Com isso, o presidente da Câmara, Robson Gomes, assumiu o cargo para o qual foi eleito posteriormente em eleição extemporânea.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da ALMG