Até o fim do mês que vem, os divinopolitanos poderão visitar a exposição “Comunicação e Evangelização: Preservação e Memória Diocesana”, aberta nesta quarta-feira (22) no Museu Histórico de Divinópolis. Os visitantes terão a oportunidade de explorar a evolução dos meios de comunicação organizados pela equipe técnica do Arquivo da Cúria Diocesana de Divinópolis.
A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Igreja Católica de Divinópolis e celebra o início do Ano Santo, proclamado pelo Papa Francisco no Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”, que também será comemorado em âmbito diocesano. Por meio de uma rica coleção de itens históricos, a mostra destaca os instrumentos que conectaram gerações, perpetuaram mensagens e preservaram a história da fé cristã.
Câmeras analógicas, máquinas de escrever, jornais antigos, projetores de filmes, gravadores de áudio e boletins informativos fazem parte da exposição. Cada peça revela o papel fundamental da comunicação na missão da Igreja, registrando a história e evangelizando através dos tempos. “A mostra é um convite à reflexão sobre a memória como elo entre o passado e o presente, destacando o legado do clero na preservação do patrimônio cultural e espiritual da comunidade”, explicou o coordenador de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Faber Barbosa.
O evento de abertura contou com a presença da vice-prefeita, Janete Aparecida da Silva, do bispo da Diocese, Dom Geovane Luís da Silva, do secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, além de Faber Barbosa, gerente de Memória e Patrimônio e Victor Teixeira, da equipe técnica do Arquivo da Cúria Diocesana.
SERVIÇO
Exposição “Comunicação e Evangelização”
Horário de Visitas: 8h às 12h e 13h às 17h
Segunda a sexta-feira
Local: Museu Histórico de Divinópolis
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD