Nos últimos 30 dias, duas pessoas morreram em acidentes envolvendo motociclistas

Um homem morreu nesse acidente envolvendo o caminhão, o microônibus e uma moto na MG-050 no dia 21 de julho (Fotos: Samu/Corpo de Bombeiros)

Na semana passada o Portal do Sintram publicou reportagem abordando os principais desafios que Divinópolis tem pela frente. O principal deles, sem dúvida, é a mobilidade urbana, hoje comprometida pela falta de uma política de engenharia de tráfego que possibilite desafogar o intenso trânsito na região central e para garantir segurança ao pedestre.

A mobilidade urbana fica ainda mais comprometida com o tamanho da frota que circula nas ruas da cidade. O número de veículos circulando nas ruas é um dos maiores do Estado, quando se faz uma comparação entre a população e a quantidade de carros e motos em circulação. Esses dados são atualizados semanalmente pelo Ministério dos Transportes. De acordo com a atualização desta terça-feira (12), Divinópolis possui 168.214 veículos em circulação. São 90.716 carros, o que representa a 52,92% do total da frota. Já o número de motos é de 35.829 veículos e 6.759 motonetas, que representam 25,31% da frota total.

ACIDENTES

A batida frontal esse carro e um caminhão deixou um homem morto no anel rodoviário; a vítima contuzia automóvel
(Foto: Samu/Corpo de Bombeiros)

O elevado número de motocicletas e a imperícia, muitas vezes acompanhada da imprudência, tornam o transporte sobre duas rodas o mais perigoso em Divinópolis. Um levantamento exclusivo realizado pelo Portal do Sintram nos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), mostra que em um mês, no período de 11 de julho até a manhã desta terça-feira (12) foram registrados 26 acidentes no perímetro urbano de Divinópolis, resultando em três mortes e várias vítimas feridas

Foram 17 acidentes envolvendo motocicletas, que representam 65,38% das ocorrências. Os acidentes envolvendo apenas veículos (incluindo ônibus, caminhões e bicicletas) totalizam apenas nove registros, 34,61% dos atendimentos.

Três mortes foram registradas nesse período, duas em acidentes envolvendo motocicletas e uma envolvendo um caminhão e um carro. No dia 21 do mês passado, um homem de 38 anos, morreu na batida envolvendo uma moto, um caminhão e um microônibus. O acidente foi registrado na MG-050, no acesso à cidade de São Sebastião do Oeste. A vítima viajava no microônibus. Outros dois homens, de 33 e 54 anos, ficaram feridos e tiveram que ser encaminhados para interação.

Já no último dia 6, um acidente envolvendo duas motos deixou um morto e um ferido. O acidente aconteceu na Rua Maria Joaquina, no Bairro Esplanada, local de pouco trânsito e, de acordo com informações, o choque entre os dois veículos aconteceu por imprudência do condutor de uma das motos. Um jovem de 19 anos morreu no local do acidente e outro de 38 anos teve que ser levado para o Hospital Santa Mônica.

A terceira morte no trânsito em Divinópolis nesses últimos 30 dias aconteceu no anel rodoviário, no dia 30 de julho. No local, ocorreu uma batida frontal entre um carro e um caminhão. O condutor do carro, um homem de 61 anos, morreu preso às ferragens do veículo.

REGIÃO

Quando são computados os acidentes atendidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros nos outros 63 municípios de sua jurisdição, os índices são praticamente semelhantes a Divinópolis. Entretanto, é preciso considerar que Divinópolis tem mais que o dobro de habitantes em comparação com a segunda cidade com maior índice populacional da região.

Conforme os dados do IBGE, a população estimada de Divinópolis no final do ano passado era de 242.328 moradores, vindo a seguir Nova Serrana com 112.910 pessoas e Pará de Minas com 102.033 habitantes. As demais cidades possuem menos de 55 mil habitantes, sendo que 90% desse grupo tem menos de 30 mil moradores.

OS ACIDENTES

Nos últimos 30 dias foram registrados 29 acidentes nos demais 63 municípios da área do Samu Centro-Oeste e do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Foram 19 ocorrências envolvendo motocicletas, o que corresponde a 65,51%. Já os acidentes envolvendo apenas carros, caminhões e outros veículos totalizaram 10 registros, o que corresponde a 34,48%.

Nos últimos 30 dias, contabilizando os acidentes em toda as cidades da área de atuação do Samu e do Corpo de Bombeiros, incluindo Divinópolis, foram 55 acidentes, sendo 36 envolvendo motocicletas, o que corresponde a 65,45%. Já os acidentes envolvendo carros, caminhões, ônibus e bicicletas, contabilizaram 19 registros, o que representa 35,54% do total.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *