Morre ex-governador de Minas Gerais

Compartilhe essa reportagem:

Morreu na manhã desta segunda-feira (20) o ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, aos 78 anos. Ele foi governador do Estado entre abril e dezembro de 2014, após o então governador Antonio Anastasia renunciar ao cargo. Alberto também foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por dois mandatos. O velório será no Palácio da Liberdade, hoje, a partir das 16h e o sepultamento foi marcado para esta terça-feira (21) no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), decretou luto institucional de três dias em sinal de pesar pelo falecimento do ex-governador.

Alberto Pinto Coelho foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, tendo sido presidente do Legislativo de 2007 a 2010. Em 2011, renunciou ao cargo e se tornou vice-governador de Minas Gerais. Em abril de 2014, ele assumiu o cargo de chefe do Poder Executivo do Estado, após Antonio Anastasia renunciar para concorrer a uma vaga no Senado.

Um de seus filhos é o 3º-vice presidente da ALMG, deputado Betinho Pinto Coelho (PV), que assumiu em 2023 seu segundo mandato no Parlamento mineiro. O ex-presidente deixa ainda os filhos Alexandre, Daniel e Paula, além do deputado Betinho Pinto Coelho.

“Perda inestimável para Minas Gerais. Grande estadista, com mais de 30 anos de vida pública, Alberto Pinto Coelho escreveu seu nome na história da política mineira. Como governador de Minas e presidente da ALMG, foi um exímio defensor da cidadania e dos valores democráticos. Alberto deixa um legado de apreço pela boa política. Manifesto profunda solidariedade ao amigo deputado Betinho Pinto Coelho, e a todos os familiares e amigos”, disse o deputado Tadeu Martins Leite.

Com o luto institucional, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte serão hasteadas a meio-mastro, no Largo das Bandeiras. E ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades, no âmbito da Assembleia Legislativa, durante os três dias.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da ALMG

 

 


Compartilhe essa reportagem: