Moradores de Candeias questionam instalação de semáforo em via de tráfego reduzido

Compartilhe essa reportagem:

Moradores questionam gastos para instalação de semáforo em via de pouco movimento em Candeias (Foto: Assessoria/Prefeitura de Candeias)
Moradores questionam gastos para instalação de semáforo em via de pouco movimento em Candeias (Foto: Assessoria/Prefeitura de Candeias)

Moradores da cidade de Candeias, cidade localizada na região Central do Estado de Minas Gerais, estão questionando a necessidade de instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida 17 de dezembro com Rua Coronel Marques. Conforme reclamações recebidas pelo Portal do Sintram, o baixo número de veículos que passa pelo cruzamento não justificaria o custo para instalação do equipamento.

A instalação do semáforo foi feita pela empresa Constrosin, contratada pela Prefeitura de Candeias através de pregão eletrônico realizado no ano passado. O custo total do do serviço saiu a R$ 92 mil.

A Prefeitura de Candeias justifica a contratação, afirmando que vem investindo em ações voltadas para a promoção da segurança viária em diversos segmentos urbanos. Destaca como medidas já adotadas “a construção de estruturas seguras e segregadas, sobretudo dedicadas não somente aos condutores mas também aos pedestres”.  Embora o município tenha baixíssimo índice de acidentes e mortes no perímetro urbano, o prefeito Rodrigo Moraes Lamounier justificou a instalação do semáforo para “reduzir lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito na cidade”.

De acordo com o Registro de Acidentes de Trânsito do Ministério dos Transportes, no ano passado ocorreram apenas três acidentes no perímetro urbano de Candeias. Dois desses acidentes envolviam condutores possivelmente sob efeito de álcool. Ainda de acordo com o Ministério dos Transportes, de janeiro de 2018 a fevereiro de 2023, apenas três pessoas morreram em Candeias vítimas de acidentes envolvendo veículos.

O Registro Nacional de Veículos, com dados atualizados no último dia 26 de abril, informa que Candeias tem uma frota de 9.974 veículos. São 4.476 veículos, 2.600 motocicletas, 353 caminhões e 222 camionetas. O restante se divide em motonetas, ônibus, tratores e outros em baixa quantidade.

Mesmo com uma pequena frota circulando no município, o prefeito afirma que a instalação do semáforo, o primeiro a funcionar na cidade, “vai contribuir para a melhoria do fluxo de tráfego, evitando congestionamentos e reduzindo o tempo de deslocamento”.

Candeias está a 128 quilômetros de Divinópolis, possui uma população de 14.001 habitantes, conforme o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022. O orçamento do município para 2024 prevê receita e despesa de 76,3 milhões.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: