Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para partidos, coligações e federações solicitarem o registro de candidatos às Eleições de 2022 perante a Justiça Eleitoral. Até as 8h desta segunda-feira foram aceitos os pedidos de registro por transmissão eletrônica. Já os pedidos gravados em um pendrive serão aceitos até as 19h.
Até as 11h da manhã desta segunda-feira, Minas já tinha 2.486 candidatos registrados para a disputa do pleito. São10 candidatos ao governo do Estado, 10 candidatos a vice, nove candidatos ao Senado, nove candidatos à primeiro suplente de senador, nove candidatos a segundo suplente de senador, 1.377 candidatos a deputado estadual e 1.071 candidatos a deputado federal.
Para as eleições proporcionais, a legislação eleitoral trouxe uma novidade. O número máximo de candidatos a serem apresentados por partido para os cargos de deputado federal e estadual, deve ser de 100% mais um do total de lugares a preencher. Em Minas Gerais, portanto, o limite é de 54 candidaturas para deputado federal e 78 para deputado estadual. A legislação anterior previa a possibilidade de serem lançados até 150% do número de lugares a preencher, para ambos os cargos, no caso de Minas Gerais.
É importante ressaltar que, do total de candidaturas proporcionais efetivamente requeridas, cada partido ou federação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero.
Caso o partido, coligação ou federação não solicite até hoje o registro de candidato aprovado em convenção, a solicitação de registro poderá ser feita pela pessoa interessada, no prazo máximo de dois dias após a publicação do edital do partido, coligação ou federação de referência no Diário de Justiça Eletrônico.
Veja os 10 candidatos ao governo de Minas
Carlos Viana – PL
Indira Xavier – UP (União Popular)
Alexandre Kalil – PSD
Lorene Figueiredo – PSOL
Marcus Pestana – PSDB
Renata Regina – PCB
Vanessa Portugal – PSTU
Romeu Zema – Novo
Cabo Tristão – MDB
Lourdes Francisco – PCO
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Dez candidatos disputarão o governo de Minas em outubro (Montagem EM)