No próximo dia 1º de outubro, a população de Divinópolis vai às urnas para eleger os conselheiros tutelares, que são os representantes da população para defender o público infanto-juvenil no quadriênio 2024-2027.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, lembra que, apesar de ser facultativo, o voto nas eleições para escolha dos membros do Conselho Tutelar configura um direito fundamental positivo do cidadão de influir nos programas de governo que tratem dos direitos das crianças e dos adolescentes. “É preciso informar à população sobre a importância do Conselho Tutelar. O voto é direito fundamental para que a população escolha seus representantes que vão trabalhar na defesa de crianças e adolescentes”, disse o presidente.
Para garantir ampla participação da população na escolha dos conselheiros tutelares, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) enviou ofício à Prefeitura de Divinópolis, recomendando transporte público gratuito no dia da eleição. Se a Prefeitura não acolher a recomendação, parcial ou totalmente, deverá justificar por escrito as razões.
Em Divinópolis, 16 candidatos disputam as vagas, sendo oito para o Conselho Tutelar I e seis para o Conselho Tutelar II. Veja a relação dos candidatos e seus respectivos números:
A consulta par ao local de votação pode ser feita aqui. As urnas serão distribuídas entre oito escolas que servirão como locais de votação. São elas: Colégio Magnificat, Escola Estadual Engenheiro Pedro Magalhães, Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), Escola Estadual Monsenhor Domingos, Escola Estadual Dona Antônia Valadares, Escola Estadual Joaquim Nabuco, Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino e Escola Estadual Padre Matias Lobato. A votação seguirá o horário estabelecido pela Justiça Eleitoral para as eleições gerais, das 8h às 17h, no horário de Brasília.
TREINAMENTO
Essa semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza o treinamento dos mesários que vão trabalhar na eleição. As atividades começaram na terça-feira (19) e serão encerradas nesta sexta-feira (22). O treinamento está sendo ministrado por técnicos do TRE e da Comissão Eleitoral. Um dos pontos altos do treinamento é o trabalho de manuseio das urnas eletrônicas, cedidas pela Justiça Eleitoral para serem utilizadas no dia 1º de outubro.
De acordo com o Conselho da Criança e do Adolescente serão emitidas declarações de comparecimento aos servidores municipais que estão participando do curso. O documento deverá ser apresentado ao setor de Recursos Humanos (RH) de sua Secretaria para garantir o abono das horas de treinamento.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram