Maria Helena e Laiz Soares serão as entrevistadas de hoje na rodada de entrevistas promovidas pelo Sintram e Sintemmd

Compartilhe essa reportagem:

As candidatas a prefeita de Divinópolis, Laiz Soares (Solidariedade) e Maria Helena (PT) participam desta terceira rodada de entrevistas dos concorrentes à Prefeitura de Divinópolis promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal (Sintemmd). Elas ajudaram a bater o recorde de mulheres na disputa pela Prefeitura de Divinópolis. Ao todo, cinco mulheres estão na disputa.

A candidata Maria Helena abre a terceira rodada de entrevistas a partir de 18h30. A professora, de 60 anos, vai para sua terceira disputa de um cargo político eletivo. Em 2008 e 2012 ela disputou uma cadeira na Câmara Municipal, ficando na suplência na segunda tentativa. Em síntese, seu plano de governo define como uma de suas principais metas a recuperação total do Rio Itapecerica. Segundo o plano, se eleita, a candidata terá “como símbolo de gestão a recuperação da qualidade do rio Itapecerica”.  Para a saúde, a ideia é fortalecer o SUS no município. “A defesa intransigente do Sistema Único de Saúde – SUS, uma das maiores conquistas do povo brasileiro é o que orienta esse programa de governo”. No meio ambiente, o programa prevê o desenvolvimento de “um plano de metas, com indicação orçamentária e cronograma de execução, para a recuperação de todas as áreas ambientalmente degradadas”. A proposta garante, ainda, a implantação de um Plano de Modernização Administrativa para o município e prevê o desenvolvimento de uma política de defesa dos animais. O programa petista não aborda nenhuma política específica para o servidor municipal. A cândida a vice é Simone Leite. A chapa já foi deferida pela Justiça Eleitoral.

A candidata Laiz Soares será entrevistada a partir de 19h. Aos 29 anos, a estudante é a mais jovem entre os concorrentes à Prefeitura de Divinópolis. Seu plano de governo, de 50 páginas, destaca o incentivo ao setor comercial, garantindo reduzir para cinco dias o prazo para se abrir uma nova empresa. Para ampliar a geração de empregos e incentivar o crescimento da economia local, o plano de governo destaca uma proposta que a candidata chama de “desburocratização econômica”, além da criação do programa Jovem Aprendiz Municipal, “para promover a abertura de vagas de primeiro emprego para jovens do ensino médio, em parceria com as associações e grupos empresariais locais”. Entre as metas para a saúde estão a redução da mortalidade infantil e zerar fila de espera para consultas e exames médicos. A proposta fala em auditar todos os contratos do município “em especial os contratos da Trancid e da Copasa, com o intuito de garantir a devida prestação de serviço aos usuários”. A candidata não faz nenhuma menção aos servidores públicos em sua proposta de governo. A candidata a vice é Giovana Garrôcho e a chapa já foi deferida pela Justiça.

Amanhã acontecerá a última rodada das entrevistas com Fabiano Tolentino, Galileu Machado e Will Bueno.

Acompanhe as entrevistas nos seguintes canais:

youtube.com/sintramcentrooestemg
youtube.com/sintemmd

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: