Mais um secretário deixa a administração e prefeito Gleidson Azevedo renova primeiro escalão a conta-gotas

Compartilhe essa reportagem:

Gustavo Mendes é a nova baixa do secretariado de Gleidson (Foto: Reprodução/TV Câmara)

O prefeito Gleidson  Azevedo (Novo) vai renovando a conta-gotas seu primeiro escalão, com mudanças no secretariado que afetam pastas importantes. Numa conversa informal com a reportagem do Portal do Sintram no ano passado, o prefeito disse que faria poucas mudanças na equipe de governo. De fato, considerando os nomes que foram substituídos até agora, a maioria das mudanças ocorreu no segundo escalão. Já no primeiro escalão, a administração começou o segundo mandato com apenas uma mudança no secretariado em relação ao final do mandato anterior. Agora já são quatro.

Nesta segunda-feira (10) a Prefeitura confirmou a saída de Gustavo Mendes Martins, secretário municipal de Serviços Urbanos. Nomeado no início do primeiro mandato, Mendes deixa o cargo para “buscar novos desafios profissionais”, segundo nota oficial divulgada pela Prefeitura. Diz ainda que “os decretos de exoneração e nomeação do novo secretário da Semsur serão publicados no final da semana, com a transição da pasta ocorrendo ao longo dos próximos dias”.

A nota da Prefeitura é contraditória e tenta camuflar que Gustavo Mendes foi, na verdade, exonerado do cargo. Servidor de carreira desde 2011, ele foi aprovado em concurso público para o cargo de agente de administração. Ocupou outros cargos comissionados e em janeiro de 2021 foi nomeado para secretário de Serviços Urbanos de Gleidson Azevedo. Quando a Prefeitura diz que ele vai buscar “novos desafios profissionais”,  isso terá que ser feito dentro do próprio serviço público municipal, onde é efetivo. Com a exoneração, Gustavo Mendes retorna ao seu cargo de origem, com salário médio de R$ 2,8 mil, sem os benefícios. Como secretário, seu último salário bruto foi de R$ 15.816,78.

Na semana passada quem também deixou o cargo foi Luiz Ângelo Gonçalves, que no dia 31 de janeiro anunciou sua saída da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde) através de comunicado em rede social, quando disse ter sido uma “decisão pessoal”. Entretanto, Ângelo foi exonerado pelo prefeito e chamou a atenção que não houve nenhuma manifestação da Prefeitura após sua saída. Imediatamente foi nomeado para a vaga Igor Silva Rabelo, que tem boa relação com o empresariado, já que ocupa a presidência da Acid Jovem.

O QUE MUDOU ATÉ AGORA

Secretaria Municipal de Cultura (Semc) – Saiu Diniz Borges Filho para dar lugar a Mardey Sousa Russo, que antes ocupava a gerência de Projetos na mesma pasta. Diniz foi levado para a Gerência de Turismo, na Semde.

Secretaria Municipal de Agronegócio (Semag) – Recém nomeado para o cargo Albênio Morais Caldas ocupa uma pasta que desde o ano passado era comandada interinamente por Gustavo Mendes Martins, que acaba de ser exonerado na Semsur.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde) – Luiz Ângelo foi substituído por Igor Rabelo.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac) – Recém nomeado o advogado Danilo Teixeira de Morais, que ocupa a mais nova pasta da atual gestão.

Nesta terça-feira (11) o prefeito também nomeou Dalva Marilia Ávila Melo, para a Coordenadoria de Regularização Fundiária, Melhorias Habitacionais e Desenvolvimento, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).  Dalva engrossa os recém contratados para cargos comissionados que não integram o quadro efetivo da Prefeitura.

O prefeito Gleidson Azevedo já ocupou 179 cargos comissionados, sendo 96 destinados a contratados que não fazem parte do quadro efetivo, o que representa 53,63% das vagas preenchidas. Já os servidores concursados são 83 em cargos de confiança, 46,37%.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: