Mais de 900 servidores participaram da eleição do Sintram e chapa 2 venceu com 575 votos

Compartilhe essa reportagem:

 

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) realizou nos dias 17 e 18, a eleição que definiu a nova diretoria do Sintram. Pela primeira vez o pleito foi realizado de forma online, e dos servidores públicos municipais tiveram de 1º de julho a 12 de agosto para se cadastrarem e assim ter direito ao voto. Ao todo se cadastraram 1.299 servidores, porém foi uma minuciosa triagem pelo Sindicato, e foi constatado que 1.153 estavam aptos para votar. O presidente da Junta Eleitoral, Hely Aires destaca a lisura, transparência e praticidade do processo.

“Foi um processo eleitoral bem atípico dos outros processos eleitorais do Sintram em virtude do processo virtual. O voto foi muito mais fácil, mas é claro que toda mudança gera contratempos, porém foram contratempos dentro da normalidade. A Junta Eleitoral teve a participação dos dois candidatos, a Sra. Kely Viviane representando a Chapa 1, e  Sr. Marco Aurélio representando a Chapa 2, e mais dois fiscais, sendo cada um indicado pelas Chapas. A Junta Eleitoral trabalhou em conjunto, tudo que o que pode ser decidido por todos assim foi feito, e está tudo juridicamente lavrado em atas, e o processo já está pronto”, destaca.

Hely ressalta ainda que durante o período em que os servidores públicos municipais fizeram o cadastro para participar da eleição foi feita uma minuciosa triagem pelo Sintram e pela Junta Eleitoral para evitar qualquer tipo de fraude na votação.

“Ao todo se cadastraram 1.299 eleitores, porém, após esta triagem, 1.153 estavam aptos para votar. É importante destacar que o CPF do servidor era a porta de entrada para o link de votação. Foi verificado cadastro por cadastro, e aqueles que continham irregularidades, ou não se encaixavam no que previa o edital foram eliminados. Quero ressaltar ainda que durante o processo a Junta Eleitoral pode comprovar que não tinha como fraudar o voto, ou votar duas vezes usando e-mail”, reforça.

Ao todo, 946 servidores públicos municipais participaram da votação, sendo 929 votos válidos e 17 brancos e nulos. A Chapa 2, representada pelo servidor público Marco Aurélio Gomes, foi eleita com 575 votos, que representa 60,78% dos votos. A Chapa 1, encabeçada pela servidora Kelly Viviane da Silva, ficou com 354 votos, 37,42%. Já os votos nulos e brancos somaram 17, 1,79% dos votos.

“A Junta Eleitoral lamenta a abstenção de mais de 200 servidores, que se cadastraram, mas fizeram a opção de não votar. Ainda tivemos votos brancos e nulos, o que é normal em uma eleição, mas a maioria decidiu pela Chapa 2. Isso mostra que mesmo com o resultado da abstenção tivesse ido para a Chapa perdedora o processo estava sacramentado. Isso comprova que o processo foi organizado, legítimo e democrático”, conclui.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram
Foto: Hely Aires, presidente da Junta Eleitoral, cumprimento o presidente eleito do Sintram, Marco Aurélio Gomes (Foto: Jotha Lee)

 

 


Compartilhe essa reportagem: