O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mostra que Divinópolis atingiu a 171.353 casos notificados de covid-19. Isso significa que 70,67% da população da cidade já apresentaram algum sintoma doença. Já os casos confirmados através de exames o laboratoriais atingiram a 40.769 divinopolitanos, 16,81% da população.
Divinópolis não registra mortes pela covid-19 há oito dias. Os dois últimos óbitos foram confirmados no último dia 13, quando morreram duas mulheres, uma de 106 anos e outra de 73. Desde o início da pandemia, 721 divinopolitanos perderam a vida em decorrência do coronavirus, sendo 384 homens e 337 mulheres.
A Semusa informou, ainda, que nove pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para covid-19, o que configura uma ocupação de 19,57%. No setor de enfermaria, a taxa de ocupação é de 32,88%, com 24 internações. Duas crianças estão internadas no CTI Infantil do Hospital São João de Deus.
MULTIVACINAÇÃO
Neste sábado (23) a Semusa realiza um mutirão de multivacinação. A ação acontece de 8h às 16h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº121 – Centro.
Segundo a Semusa, serão ofertadas as diversas vacinas contra a covid-19 para aqueles que ainda não iniciaram ou completaram o esquema básico de vacinação. Além disso, as doses de reforço serão distribuídas. A novidade é que este mutirão vacinará crianças de quatro anos, além de todos os outros grupos já amplamente divulgados.
O mutirão também oferecerá a vacina contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses que ainda não se vacinaram esse ano. Estarão disponibilizadas também as demais vacinas existentes para aquelas pessoas que precisam atualizar a caderneta de vacinação, como por exemplo: vacina contra hepatite B, tétano e febre amarela.
A Semusa confirmou ainda que a partir desta sexta-feira (22) começa a vacinação contra a covid-19 para crianças de quatro anos. A vacinação acontecerá nas unidades de saúde: Belvedere, Bom Pastor, Ermida, Ipiranga, Nossa Senhora das Graças, Nações e Niterói.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD