Mais de 39% dos servidores da Secretaria de Educação de Divinópolis são contratados temporariamente

Compartilhe essa reportagem:

 

A Prefeitura de Divinópolis contabiliza hoje 4.790 servidores e chega a 5.019 quando são incluídos os estagiários. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é disparada a pasta com o maior número de trabalhadores, com 2.070 funcionários, aparecendo em segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com 1.694 servidores. Os números foram obtidos pelo Portal do Sintram através de pedido via Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) feito à Secretaria Municipal de Administração (Semad).

SEMED

Os números da Secretaria Municipal de Educação impressionam. Dos 2.070 funcionários da pasta, 823 são contratados temporariamente, o que representa 39,75% do total de servidores. São 1.159 professores atuando na rede municipal de ensino, sendo 501 sob regime de contrato temporário (43,22%). Os efetivos somam 658 (56,77%).

Somente em fevereiro desse ano, a Prefeitura contratou 484 professores para a rede municipal de ensino.  A revelação foi feita pela diretora de Administração, Syulla Rocha Feitosa, na prestação de contas da Semad ocorrida em setembro na Câmara Municipal. Segundo ela, o alto volume de contratados em fevereiro teve como objetivo garantir que a rede municipal não tivesse prejuízos na área pedagógica no início do ano. “Foi um esforço muito grande da folha de pagamento, para garantir que todos esses contratados tivessem seu salário garantido no próximo pagamento”, afirmou.

Para justificar o alto número de contratos na Semed, o secretário municipal de Administração, Thiago Nunes, disse que todos os professores aprovados no último concurso público já foram nomeados. “Todos os servidores que foram aprovados o último concurso na área da educação, que são os professores, principalmente na educação infantil, já foram nomeados. Hoje o Município não tem mais candidatos aprovados para serem nomeados para esse cargo. Por isso esse alto volume de contratos temporários”, declarou.

ASSISTENTE EDUCACIONAL

Em fevereiro desse ano, a Câmara Municipal de Divinópolis aprovou projeto de autoria do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) criando 100 novas vagas para o cargo de assistente educacional. O projeto aprovado alterou o anexo V, da Lei 7.290/2011 (Plano de Carreira, Cargos e salários dos Servidores da Educação) elevando de 150 para 250 o número de vagas para o cargo de assistente educacional. Além disso, a lei reduziu a carga horária de 200 horas/mês para 150 horas/mês para os ocupantes do cargo.

Após a aprovação da lei, o número de assistentes educacionais em atividade na Semed chegou a 249 em outubro. São 211 contratados temporariamente, o que corresponde a 84,73% das vagas ocupadas. Os efetivos para o cargo são apenas 38 ou 15,2%.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: