Luciana Santos assume diretoria na Confederação dos Servidores Públicos do Brasil

Compartilhe essa reportagem:

Luciana integrou a chapa de João Domingos, eleita para o próximo mandato da CSPB (Foto Montagem: Jotha Lee)

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, concluirá seu mandato à frente da entidade no próximo dia 31 de dezembro. No dia 2 de janeiro de 2023, ela entrega o comando do Sindicato a Marco Aurélio Gomes, presidente eleito para o mandato 2023/2026.

Luciana Santos comandou o Sintram por dois mandatos. O reconhecimento dos servidores pelo seu trabalho veio ao ser reeleita para o segundo mandato, com sua chapa obtendo 64,37% dos votos válidos. Dos 2.145 votos apurados, Luciana ficou com 1.301, enquanto a chapa concorrente obteve 720 votos. Nesses oito anos à frente do Sintram, Luciana Santos teve uma intensa atividade sindical, tendo sido eleita em 2021 para a presidência da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST/MG) para o mandato de 2021/2025. Ainda em 2021, Luciana Santos foi eleita para a Secretaria de Assuntos dos Trabalhadores Migrantes da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores do Estado (Clate).

CSPB

No último dia 30 de novembro, Luciana Santos foi eleita para a Diretoria de Políticas dos Profissionais da Educação e Cultura, da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), na chapa encabeçada por João Domingos Gomes dos Santos. A eleição aconteceu durante o 25º Congresso Nacional da entidade e a nova diretoria, que foi empossada no mesmo dia, cumprirá quatro anos de mandato.

A CSPB é uma das mais tradicionais entidades representativas dos servidores públicos do Brasil. A Confederação nasceu em setembro de 1950, com a fundação da União Nacional dos Servidores Públicos (UNSP), entidade que congregava diversas associações e que, juntamente com a União dos Previdenciários do Brasil (UPB), conquistou o primeiro Estatuto dos Servidores Públicos Federais do Brasil, a Lei nº 1.711/1952, que foi revogada em 1990. Essa luta culminou com a criação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, em 29 de agosto de 1958.

OITO ANOS

Após oito anos de mandato à frente do Sintram, Luciana Santos deixa um legado de conquistas e realizações. Entre as conquistas mais importantes estão a instituição do Plano de Carreira para servidores de vários municípios da base do Sintram, a manutenção do poder de compra dos salários, melhores condições de trabalho e o reconhecimento da atividade essencial dos servidores para o funcionamento da máquina pública municipal.

Luciana Santos também promoveu a primeira reforma da sede administrativa do Sintram, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Divinópolis. O antigo prédio, inaugurado em 2002, foi transformado em uma sede moderna, autosuficiente na produção de energia limpa, com destaque para a acessibilidade com a instalação de um elevador e construção de rampas que hoje possibilita o acesso confortável dos servidores portadores de algum tipo de deficiência física aos três andares do prédio. Luciana ainda deixa o Sindicato com as contas rigorosamente em dia e mais um saldo de R$ 1 milhão, que garantirá tranquilidade e equilíbrio para a próxima diretoria.

“Estou deixando o Sintram com a alegria do dever cumprido. Dei o melhor de mim, contei com diretores que muito contribuíram para que conseguíssemos passar por momentos de turbulência, como por exemplo, o fim da contribuição sindical obrigatória, que cortou uma receita média de R$ 375 mil. Foram anos difíceis, mas conseguimos junto às administrações das cidades da base manter o poder de compra dos salários, expandimos serviços e ampliamos nossa base de atuação. Ao assumir o cargo na CSPB continuarei o trabalho de defesa do servidor público e estarei sempre à disposição do Sintram e dos servidores públicos da nossa região”, afirma Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: