A candidata da oposição à Prefeitura de Divinópolis, Laiz Soares, extraoficialmente está em campanha desde o ano passado e as redes sociais têm sido o mecanismo utilizado para levar sua mensagem ao eleitor. A partir da oficialização de sua candidatura com o registro no Tribunal Regional Eleitoral, Laiz Soares adotou um discurso mais agressivo tendo como alvo o candidato à reeleição.
Nesta quinta-feira, ela inaugura seu comitê de campanha na Rua Pernambuco, 30, um dos locais de maior movimento da cidade no horário comercial. Milhares de pessoas transitam pelo local, por se tratar de um ponto do transporte coletivo por onde passam dezenas de linhas que atendem a bairros populosos. Em sua rede social, Laiz Soares disse que a inauguração do comitê é “um passo importante” na disputa pela Prefeitura.
Laiz conta com o apoio de forte aliada, a deputada estadual Lohanna França (PV), que teve uma ascensão meteórica na vida pública. A professora de inglês foi eleita vereadora em 2020 com 5.462 votos, a maior votação já obtida por uma candidato à Câmara Municipal de Divinópolis. Em 2022, Lohanna foi eleita a 35º deputada Estadual mais votada pelo estado de Minas Gerais com 67.178 votos, sendo a deputada mais votada do PV no estado.
Laiz Soares ainda não fez nenhuma declaração de gasto de campanha, como também ainda não declarou nenhuma doação.
OUTRAS ELEIÇÕES
Apesar de jovem, Laiz Soares pode ser considerada uma veterana em disputadas políticas. Em 2020 disputou pela primeira vez o cargo majoritário em Divinópolis e foi a terceira colocada, com 21.514 votos, 19,14% da votação válida. Em 2022, Laiz disputou uma vaga na Câmara Federal, obtendo 18.749 votos, ficando como primeiro suplente do partido Republicanos pelo qual disputou o pleito.
VICE
Para o cargo de vice-prefeito, Laiz Soares apostou no combativo vereador Ademir Silva, hoje filiado ao PSDB. Ao longo da atual legislatura, foi um dos raros vereadores que cumpriram a função de fiscalizar o Executivo. Aos 54 anos, Ademir Silva disputa um cargo público pela quarta-vez.
O histórico eleitoral mostra a popularidade do candidato. Em 2012 foi candidato a vereador pelo PT do B, porém não conseguiu se eleger, embora tenha conseguido 1.684 votos. Teve votação superior aos candidatos Nilmar Eustáquio (1.351 votos), Piriquito Beleza (1.494 votos), Edimilson Andrade (1.541 votos), Eduardo Print Junior (5.590 votos) e Hilton de Aguiar (1.639 votos), que conseguiram se eleger pela média e pelo quociente eleitoral.
Ademir Silva voltou a concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2016, ano em que foi o candidato mais votado, sendo eleito com 3.685 votos. Em 2020 foi reeleito com 1922 votos.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram