Justiça Eleitoral usa o futebol em Minas na campanha Paz nas Eleições, que pede uma disputa eleitoral sem violência

Compartilhe essa reportagem:

Antes do início do jogo de ontem no Mineirão, jogadores de Atlético e Palmeiras carregaram uma faixa pedindo paz nas eleições (Foto: Ascom/TRE-MG)

Nesta quarta-feira (28), uma urna eletrônica gigante foi inflada no gramado do estádio Mineirão, antes da partida Atlético x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Jogadores dos dois times e a equipe de arbitragem posaram juntos com uma faixa com os dizeres “Eleição em clima amistoso é vitória da democracia”.

A ação faz parte da campanha do TSE Paz nas eleições, que tem o objetivo de disseminar mensagens sobre tolerância, diálogo e respeito. A ideia é mostrar apoio ao sistema eletrônico de votação fazendo com que as equipes que representam o futebol brasileiro “joguem no mesmo lado”, por eleições pacíficas, limpas e que espelhem fielmente a vontade do povo. Um verdadeiro sinal de fair play dentro e fora de campo.

Os paulistas venceram o jogo por 1X0.

PARCERIA COM A CBF

A campanha em rádio e TV faz parte da mobilização que teve início no Dia Internacional da Democracia – celebrado no dia 15 de setembro – como resultado de uma ação do TSE com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na ocasião, durante a semifinal da Copa do Brasil, a urna eletrônica entrou em campo pela primeira vez. Ela ainda vai aparecer em outros quatro jogos:

  • Sábado (1/10), véspera do 1º turno da eleição: Internacional x Santos;
  • Quarta-feira (5/10): Atlético Paranaense x Fortaleza;
  • Domingo (9/10) São Paulo x Botafogo;
  • Domingo (16/10) Goiás x Corinthians.

A campanha prevê, ainda, ações diferenciadas durante os jogos, como promover a entrada dos times com a mesma hashtag em destaque nos uniformes; a troca de flâmulas com bandeiras personalizadas entre os capitães dos clubes no início dos jogos; um tuitaço pela paz nas Eleições 2022 no dia 30 de setembro, sexta-feira que antecede o 1º turno, liderada pelos times de futebol; e o uso de bandeira gigante nos estádios, repassada de torcida a torcida, com mensagens e hashtag da campanha.

Fonte: TRE-MG


Compartilhe essa reportagem: