TRE refaz publicação e confirma 251 candidatos a vereador em Divinópolis
A Justiça Eleitoral deferiu o pedido de formação da coligação Junta e Vamos do candidato à reeleição Gleidson Azevedo (Novo). A coligação é formada por sete partidos: Novo, Agir, Avante, PL, PP, Republicanos e União. Ainda faltam os julgamentos do registro do candidato a prefeito e da candidata a vice, Janete Aparecida da Silva (Avante).
O registro da coligação Divinópolis Pode Mais, da candidata de oposição Laiz Soares (PSD) também foi deferido pela Justiça Eleitoral. A coligação é formada por 10 partidos: PRD, PSDB, Cidadania, Psol, Rede, PT, PC do B, PV, PSD e PDT. Também ainda dependem de julgamento os registrados da candidata e do concorrente a vice Ademir Silva (MDB).
VEREADORES
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) refez a publicação e nesta segunda-feira (26) e confirmou 251 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal Divinópolis. Inicialmente o Tribunal publicou 251 candidatos, depois baixou para 250 e, agora, faz nova publicação confirmando 251 concorrentes. Até agora nenhum candidato teve deferimento do registro.
O prazo para que todos os pedidos de registro de candidaturas – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas vence no dia 16 de setembro, 20 dias antes do 1º turno, marcado para 6 de outubro.
É facultado ao partido político, à federação ou à coligação substituir o candidato que tiver seu registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro.
A escolha do substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até dez dias contados do fato, inclusive da anulação de convenção, ou da notificação do partido ou da federação da decisão judicial que deu origem à substituição.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram