Justiça Eleitoral analisa pedido de suspensão do evento Expô Cristã marcado para o fim do mês na cidade de Cláudio

Compartilhe essa reportagem:

Candidato à reeleição é acusado de custear evento evangélico com verbas públicas

Reginaldo e Zezinho: a disputa no tapetão (Fotos: TRE)

A Justiça Eleitoral da cidade de Cláudio está analisando representação impetrada pelo partido União Brasil contra o prefeito e candidato à reeleição, Reginaldo Freitas (PSB). O partido União Brasil integra a coligação Juntos Pela Reconstrução de Cláudio, do candidato a prefeito José Rodrigues Barroso, o Zezinho (MDB).

Reginaldo Freitas está sendo acusado de abuso de poder político, diante da realização do evento evangélico Expô Cristã, marcado para o dai 28 desse mês. Segundo a representação, estão confirmadas presenças de “artistas renomados”. Alega, ainda, que não se trata de um evento tradicional no calendário de eventos do município, sendo essa sua primeira edição. A representação assegura, ainda, que a Expô Cristã está sendo bancada por “recursos públicos, o que caracteriza abuso de poder político” e também servirá de promoção pessoal do candidato à reeleição.

A representação, com pedido de liminar, foi protocolada no dia 8 do mês passado na Justiça Eleitoral e pede a suspensão da publicidade e da realização do evento. Pede ainda que o candidato à reeleição seja multado em valores que podem variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

ANÁLISE

Na análise preliminar, o juiz José Alexandre Marson Guidi, da 81ª Zona Eleitoral de Cláudio, negou a liminar e alegou que “não há prova inequívoca nos autos da prática de publicidade institucional em período vedado, pois, conforme a inicial e documentos que a instruem, o representado [Reginaldo Freitas] teria realizado divulgação em sua própria rede social – Instagram – de uma festividade local, não havendo menção a atos, programas, obras, serviços ou campanhas da administração municipal”.

O juiz disse, ainda, que “não há comprovação de que o evento será, de fato, custeado com recursos públicos, bem como de que irá ocorrer durante qualquer inauguração da atual administração”.  

Para o julgamento do mérito da representação, Reginaldo Freitas se defendeu afirmando que a promoção da Expo Cristã foi realizada na sua rede social pessoal sem pedido de votos ou denotação de caráter eleitoral. Disse ainda que município não custeará o evento e que este não irá ocorrer durante inauguração de obra da atual administração.

Zezinho e Reginaldo Freitas já se enfrentaram nas eleições de 2016 na disputa pela Prefeitura de Cláudio. José Rodrigues venceu com 6.366 votos e Reginaldo ficou em segundo lugar com 5.080 votos. José Rodrigues  Barroso foi eleito prefeito pela primeira vez em 2012, quando obteve 6.658 votos. Já Reginaldo Freitas obteve sua primeira vitória na disputa pela Prefeitura em 2020, quando venceu outros três concorrentes, ficando com 8.596 votos, 54,19% da votação válida.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: