
A partir de hoje, até o dia 28 de novembro, famílias que tenham parentes sepultados nos cemitérios de Divinópolis, deverão realizar o recadastramento de jazigos e sepulturas. A medida foi anunciada nesta terça-feira (28) pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Matheus Tavares, através de edital publicado no Diário Oficial dos Municípios.
De acordo com o edital, a medida está sendo adotada após a constatação de jazigos em situação de abandono, bem como em ruína, sem manutenção e sem visitação por familiares. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) muitas sepulturas não possuem identificação adequada. A Semsur informa, ainda, que os cemitérios passarão por organização e padronização da numeração. Deverá ser feito o recadastramento da titularidade dos jazigos, túmulos, carneiros e sepulturas. A Secretaria informa que a medida possibilitará a fiel vinculação dos espaços públicos aos respectivos detentores do direito de concessão de uso e perfeita identificação.
Ainda de acordo com a Semsur, a central de recadastramento de cada cemitério será divulgada por meio dos canais oficiais da Prefeitura, informando local, endereço e horários de atendimento, para que interessados possam apresentar documentos necessários ao recadastramento, que será iniciado pelo Cemitério de Ermida. O cronograma e indicação de datas para recadastramento de jazigos dos demais cemitérios municipais serão divulgados posteriormente, por meios oficiais da Prefeitura, incluindo site institucional e redes sociais.
OS CEMITÉRIOS
Divinópolis possui 10 cemitérios municipais e sua manutenção é custeada pela Taxa de Conservação dos Cemitérios, cobrada anualmente dos proprietários de túmulos, jazigos e de sepulturas. A taxa deve ser recolhida até o dia 20 de dezembro. Em caso de dúvidas, a Prefeitura presta esclarecimentos pelo WhatsApp: (37) 3229-6528 ou o contribuinte pode ser atendido presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Entretanto, o atendimento presencial deve ser agendado.
Veja os 10 cemitérios municipais de Divinópolis
- Cemitérios da Paz (bairro Centro)
- Cemitério da Salvação (bairro Interlagos)
- Parque Espírito Santo, conhecido como Parque da Colina (bairro Jusa Fonseca)
- Cemitério da Saudade (bairro Belvedere)
- Cemitério Bom Pastor (bairro Alvorada)
- Cemitério de Santo Antônio dos Campos (Ermida)
- Cemitério Djalma Dutra
- Cemitério Amadeu Lacerda
- Cemitério Buritis
- Cemitério dos Costas
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação