Itapecerica realiza censo para identificação de pessoas com transtorno do espectro autista

Compartilhe essa reportagem:

Em comemoração ao mês de Conscientização sobre o Autismo, cuja data mundial ocorreu no dia 2 de abril, a Prefeitura de Itapecerica está realizando até o dia 3 de maio o Censo Municipal para Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O formulário para a resposta do censo foi disponibilizado nas unidades de ensino e também está disponível no site da Prefeitura. Para responder clique aqui.

A Prefeitura informa que o censo tem como objetivos detectar a quantidade de pessoas com suspeita ou diagnóstico de TEA no município e criar o mapeamento dos casos de pessoas com TEA com base na análise dos dados levantados. Os resultados vão direcionar políticas públicas para o atendimento desse público. Ainda de acordo com a Prefeitura, o município vai oferecer suporte, a partir de informações, serviços e apoio prático, como o treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, reduzindo as dificuldades e desigualdades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itapecerica, “é considerada pessoa com TEA aquela portadora de síndrome caracterizada pela deficiência persistente e significativa na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente com início na infância e continuidade durante a adolescência e vida adulta”.

Informa, ainda, que para todos os efeitos legais, as pessoas com TEA são consideradas pessoas com deficiência e, assim, possuem os mesmos direitos inerentes, incluindo o acesso a políticas públicas.

Ainda de acordo com a pasta, “intervenções psicossociais são importantes e necessárias, pois podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

A Prefeitura de Itapecerica anuncia a realização 1º Seminário sobre a Conscientização do Autismo no Município, cuja data ainda não foi definida.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: