Itapecerica bate recorde de chuvas em janeiro e Prefeitura trabalha para recuperar estragos

Compartilhe essa reportagem:

Transbordamento do Rio Vermelho causou transtornos em Itapecerica (Fotos: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapecerica)

A Prefeitura de Itapecerica informou através de nota oficial que o município bateu o recorde de chuvas par ao mês de janeiro. Segundo a Prefeitura, no período foram registrados 597,5 mm, um dos mais altos índices registrados no período em todo o país.

“O alto volume de chuva fora do comum provocou estragos consideráveis na cidade e na zona rural. Para minorar os danos, a Prefeitura vem atuando com muito empenho e com a maior agilidade possível”, informou a nota. “Felizmente não foram registradas ocorrências mais graves, mesmo com a quantidade excepcional de chuva caindo no município com frequência e grande intensidade”, acrescentou a Prefeitura.

RIO VERMELHO

Um dos mais altos índices de chuva na cidade foi registrado na tarde do dia 23 de janeiro. Em pouco mais de meia hora de chuva intensa a cidade sofreu danos sérios, além de causar o transbordamento do Rio Vermelho, que corta a cidade. Nesse dia, vários pontos da área central e de bairros como Boa Viagem e Bom Jesus,  foram alagados com o transbordamento do rio e outros córregos. A pavimentação de diversas ruas sofreu avarias, dois muros de gabião foram destruídos, casas e estabelecimentos comerciais chegaram a ser invadidos pela água na altura de cerca de um palmo e muros residenciais foram danificados.

RECUPERAÇÃO

Desde a semana passada uma força tarefa da Secretaria Municipal de Obras e Transportes está empenhada nos serviços de recuperação da cidade. O trabalho a limpeza. com retirada de barro, areia, pedras, galhos, lixo e entulho e a lavação de ruas, o reparo de calçamentos e de estradas e a reconstrução de pontes de acesso à zona rural.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: