(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Servidroes da Unidade de Saúde da Comunidade do Quilombo foram os primeiros a receber os equipamentos para a internet de alta teconologia (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia (Seplag) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deram um importante passo rumo à modernização dos serviços públicos de saúde no município de Divinópolis. As unidades de saúde localizadas em comunidades rurais agora contam com acesso à Internet de alta velocidade.

Para levar conectividade a regiões sem cobertura de sinal de internet convencional, a Prefeitura investiu na aquisição de equipamentos com sistema de Internet via satélite. Essa tecnologia de ponta utiliza satélites em órbita baixa para disponibilizar conexão estável, com alta velocidade e baixa latência, mesmo em locais de difícil acesso e sem infraestrutura tradicional.

A partir de agora as equipes de saúde podem acessar sistemas online em tempo real, realizar atendimentos via telemedicina, registrar prontuários de forma instantânea, agendar e acompanhar exames, além de otimizar o controle de medicamentos e outros serviços essenciais.

As primeiras unidades contempladas com a novidade foram as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Buritis, Quilombo, Djalma Dutra e Jardinópolis. O benefício se estenderá ainda a mais de 16 comunidades rurais, entre elas Lava-pés, Córrego Falso, Amadeu Lacerda, Tamboril, Costas, Cachoeirinha, Branquinhos, Choro, Mata dos Coqueiros, Ribeirão do Servo, Passagem, Boa Esperança, Inhame, Cacoco de Baixo, Cacoco do Meio e Cacoco de Cima.

Segundo a supervisora de Atenção Primária à Saúde, Simone Ventura, a conectividade transforma a rotina de atendimento nessas localidades. “A Internet de alta velocidade permite ampliar a qualidade dos serviços prestados e integrar a população rural ao que há de mais moderno na saúde pública”, destacou.

A diretora de Atenção Primária à Saúde, Simone Zanardi, reforça os impactos da novidade. “Agora, podemos lançar os atendimentos no sistema no mesmo momento da consulta, consultar históricos clínicos, fazer agendamentos e até viabilizar consultas remotas com especialistas, garantindo um cuidado muito mais completo e ágil para o paciente”, explicou.

O investimento para viabilizar o serviço foi de R$ 25 mil e o custo benefício é altamente compensador, como explica o secretário de Planejamento, Thiago Nunes. “A tecnologia precisa estar a serviço das pessoas e estamos utilizando o que há de mais moderno no mercado para aproximar os serviços públicos da população. Com a Internet chegando às unidades de saúde da zona rural, estamos modernizando os serviços”, afirmou.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *