(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Em mais um ataque à imprensa, o presidente Jair Bolsonaro ofendeu a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (18/2), com uma insinuação sexual. Ao comentar o depoimento na CPMI das Fake News no Congresso, prestado por Hans River, ex-funcionário da Yacows — uma agência de disparos de mensagens em massa por WhatsApp —, o chefe do Planalto disse, aos risos, que “ela (repórter) queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim”. Já à tarde, ele voltou a abordar o assunto e “parabenizou” os veículos de comunicação por repercutirem a sua fala, dando a entender que tudo não passou de uma interpretação errada.

Entidades da classe jornalística repudiaram em peso a atitude do presidente. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) declararam que “as insinuações do presidente buscam desqualificar o livre exercício do jornalismo e confundir a opinião pública”. “Como, infelizmente, tem acontecido reiteradas vezes, o presidente se aproveita da presença de uma claque para atacar jornalistas, cujo trabalho é essencial para a sociedade e a preservação da democracia”, afirmaram as instituições.

Em comunicado oficial, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jeronimo de Sousa, reclamou que Bolsonaro é “agressivo” e que desrespeitou “de forma covarde” a repórter da Folha, “para vergonha dos brasileiros”. Ele ainda pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) para denunciar a quebra de decoro do chefe do Executivo.

“Este comportamento misógino desmerece o cargo de presidente da República e afronta a Constituição Federal. O que temos visto e ouvido, quase cotidianamente, não se trata de uma questão política ou ideológica. Cada dia mais, fica patente que o presidente precisa, urgentemente, buscar um tratamento terapêutico”, ressaltou.

“DESRESPEITO”

A Abraji e Observatório da Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também emitiram nota, frisando que “os ataques aos jornalistas empreendidos pelo presidente são incompatíveis com os princípios da democracia, cuja saúde depende da livre circulação de informações e da fiscalização das autoridades pelos cidadãos” e que “as agressões cotidianas aos repórteres que buscam esclarecer os fatos em nome da sociedade são incompatíveis com o equilíbrio esperado de um presidente”.

“O desrespeito pela imprensa se revela no ataque a jornalistas no exercício de sua profissão. Com sua mais recente declaração, Bolsonaro repete as alegações que a Folha já demonstrou serem falsas. Na mesma entrevista, Bolsonaro chegou a dizer aos repórteres que deveriam aprender a interpretar textos, assim ofendendo todos os profissionais brasileiros, não apenas a repórter da Folha”, destacaram as entidades.

A Comissão Nacional de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) foi outra instituição que se pronunciou. O grupo lembrou que “mais uma vez, Bolsonaro protagonizou um grave episódio de machismo, sexismo e misoginia”. “A Fenaj manifesta repúdio ao teor do pronunciamento do presidente e, junto com sua Comissão Nacional de Mulheres, coloca-se como incansável na tarefa de denunciar, tão sistemático quanto forem, os absurdos declarados por Jair Bolsonaro.”

“Dedicamos nossa solidariedade e atuação sindical, seja no campo político ou no jurídico (em fase de encaminhamento), às mulheres desse país, às mulheres jornalistas, às mulheres trabalhadoras, na pessoa de Patrícia Campos Mello, na certeza de que não passarão os insultos e ofensas de cunho machista, sexista e misógino”, frisou. “Que nosso grito de repúdio sirva para frear tais comportamentos, vindos de quem quer que seja, sobretudo do mandatário da Nação, que deveria defender toda a população e, sobretudo, as maiorias silenciadas de direitos.”

SEM DESCULPAS

Bolsonaro criticou a discussão criada em torno da sua fala e não se mostrou arrependido. Após deixar uma reunião ministerial no Palácio da Alvorada, ele questionou: “Eu agredi sexualmente uma repórter hoje (nesta terça-feira — 18/2)? Parabéns à mídia aí, valeu, hein! Eu cometi violência sexual contra a repórter hoje?”, esbravejou. Questionado se não achava desrespeitoso a forma como se referiu à repórter, o presidente não respondeu e entrou no carro, rumo ao Palácio do Planalto.

OFENSAS

Na semana passada, Hans River ofendeu a jornalista ao dizer que ela havia se insinuado para ele em troca de informações a respeito do uso de disparos de mensagens via WhatsApp na campanha eleitoral. As declarações foram contestadas com materiais divulgados pela Folha em formato de mensagens de texto e áudios. No entanto, Bolsonaro reforçou a versão de Hans River.

PEDIDO DE QUEBRA DE SIGILOS

Deputados e senadores da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) das Fake News votarão um requerimento para quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Hans River. Ele é suspeito de mentir em depoimento, além de ter feito ataques à jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo. O requerimento é de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A votação deve ocorrer na semana após o carnaval. Há outros 90 requerimentos a serem apreciados, muitos deles de convocação de outros depoentes.

Na opinião do parlamentar, está na hora de a CPMI começar a focar na produção de provas em detrimento de ouvir novos convocados. “Parece-me que é preciso que a comissão passe da etapa de discurso e manifestação de cunho político à coisa mais prática. É preciso uma informação concreta sobre com quem Hans conversava, com quem se relacionava. A palavra é a parte menos importante. O que mais atrapalha hoje é a batalha de narrativas”, criticou.

REPERCUSSÃO

Veja trechos de notas de entidades

“Nesta terça-feira, mais uma vez, para vergonha dos brasileiros, que têm o mínimo de educação e civilidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro, é ofensivo e agride, de forma covarde, a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo. Esse comportamento misógino desmerece o cargo de presidente da República e afronta a Constituição Federal. (…) Cada dia mais, fica patente que o presidente precisa, urgentemente, buscar um tratamento terapêutico” – Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

“As insinuações do presidente buscam desqualificar o livre exercício do jornalismo e confundir a opinião pública. Como, infelizmente, tem acontecido reiteradas vezes, o presidente se aproveita da presença de uma claque para atacar jornalistas, cujo trabalho é essencial para a sociedade e a preservação da democracia” – Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)

“Os ataques aos jornalistas empreendidos pelo presidente são incompatíveis com os princípios da democracia, cuja saúde depende da livre circulação de informações e da fiscalização das autoridades pelos cidadãos. As agressões cotidianas aos repórteres que buscam esclarecer os fatos em nome da sociedade são incompatíveis com o equilíbrio esperado de um presidente” – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Observatório a Liberdade de Imprensa da OAB

“Que nosso grito de repúdio sirva para frear tais comportamentos, vindos de quem quer que seja, sobretudo do mandatário da Nação, que deveria defender toda a população e, sobretudo, as maiorias silenciadas de direitos” – Fenaj

 POLÍTICOS TAMBÉM REAGEM

Após o comentário desrespeitoso de Bolsonaro, o jornal Folha de S. Paulo emitiu nota afirmando que o presidente da República “agrediu” a profissional e todo o jornalismo e “vilipendiou a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência”. Por sua vez, Patrícia Campos Mello postou no seu perfil oficial do Twitter prints de conversas que ela teria tido com Hans River e que revelam uma investida por parte dele para tentar sair com a repórter do jornal paulista.

Partidos e parlamentares se solidarizaram com a jornalista. “A liberdade de imprensa é um patrimônio de uma sociedade democrática e livre. Causa consternação todo e qualquer movimento que queira calar ou desqualificar a imprensa e, mais preocupante ainda, quando o ato vem carregado de sexismo e desprezo contra as mulheres”, declarou o PSDB. Filiado ao partido, o governador de São Paulo, João Doria, desaprovou o comentário de Bolsonaro. “Quero reafirmar todo o respeito à liberdade de imprensa. Respeito pelos jornalistas, por aqueles que fazem a notícia. Considero muito desrespeitosa a atitude do presidente, mais uma vez, em relação aos jornalistas, em especial a uma jornalista mulher. Desrespeitosa e condenável a atitude do presidente”, destacou.

Deputadas federais do PT também manifestaram apoio à jornalista e organizaram uma nota de repúdio para entregar ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a ofensa proferida contra a jornalista no exercício de sua profissão. “No Brasil inteiro, as mulheres repudiam as palavras de Jair Bolsonaro contra Patrícia Campos Mello. Uma jornalista que fez uma reportagem das mais importantes, denunciando todos os erros e o crime eleitoral cometido por ele através de mensagens em massa”, afirmou Maria do Rosário (PT-RS). “Agora, ele ataca, mais uma vez, e nós, mulheres do PT, somos solidárias à sua luta como todas as mulheres brasileiras”, emendou ela, que liderou o movimento.

Em meio às críticas, houve quem pedisse o impeachment de Bolsonaro. “O país experimenta total degradação das relações institucionais. A agressão de Bolsonaro atinge todas as mulheres do Brasil. O ocupante do Planalto falta com decoro, atenta e viola a dignidade do cargo. O impeachment será inevitável. Basta”, disse o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP).

Clique aqui e veja a reportagem produzida pelo SBT Brasil

Fonte: Correio Braziliense

 

 


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

yakinjp


https://twovalleys.hi.is/products/

https://heimspeki.hi.is/news-article/product/

https://juntanacional.co/article/

rtp yakin jp

togel online

yakinjp

yakinjp

yakinjp

yakinjp

yakinjp

yakinjp

yakinjp

yakinjp

news

news

news

news

news

news

news

news

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

142

143

144

145

146

147

148

149

150

151

152

153

154

155

156

157

158

159

160

161

162

163

164

165

montir pola gacor mahjong ways scatter hitam maxwin

akuntan rtp live mahjong ways 2 kemenangan konsisten

kolektor deteksi scatter hitam mahjong ways jackpot

insinyur strategi bet mahjong ways 3 anti boncos

pilot pola gacor starlight princess x1000 jam hoki

pemadam timing wild bandito pola gacor scatter hitam

guru matematika bet mahjong ways 2 anti boncos

peneliti rtp live mahjong ways 3 bocoran jam gacor

ahli boga strategi buy spin gates of olympus cuan

juru parkir pola spin manual mahjong ways scatter hitam

dokter bedah manajemen saldo buffalo king megaways

penjual properti pola gacor mahjong ways 2 perkalian x1000

penyiar radio frekuensi free spin treasures of aztec

petugas kehutanan rtp live wild bounty showdown x500

perancang busana bet minimalis mahjong ways 3 anti zonk

analisis rtp langsung jam gacor pragmatic

rtp live starlight princess 99 persen

panduan rtp live sweet bonanza mega jackpot

analisa rtp live gates gatot kaca

pola ikan hoki koi gate pg soft viral

pola rahasia naga emas mahjong ways 1 pgsoft

strategi anti gagal wild bandito pg soft

maxwin gates olympus pragmatic play petir

strategi sultan aztec gems pragmatic play

analisis pola habanero anti rungkad

jam gacor scatter hitam gates olympus

pola scatter hitam mahjong ways 3 viral

strategi pola scatter hitam anti rungkad

trik pola scatter hitam starlight princess

bocoran pola gacor dragon hatch wd

analisis pola gacor fortune ox x1000

jam hoki pola gacor gold bonanza sultan

trik jam hoki kakek zeus pola gacor

strategi spin manual pola gacor ganesha fortune

rahasia tiga simbol emas pola gacor

pola wild emas mahjong ways tercepat

strategi sultan mahjong ways jam hoki

trik scatter hijau mahjong ways makassar

strategi putaran maut mahjong ways maxwin

pola scatter kombo mahjong ways jackpot

pola naga emas mahjong ways spin lambat

bukti pola bunga liar mahjong ways bandung

pola ikan emas gacor mahjong ways bet minimalis

pola scatter hitam mahjong ways 2 tercepat

strategi anti gagal mahjong ways 2 wild emas

pola lambat starlight princess maxwin x500

frekuensi scatter wild west gold cuan 500 juta

strategi ikan hoki ganda koi gate anti rungkad

bet minimalis aztec gems jackpot x15 beruntun

pola multiplier merah sweet bonanza anti zonk

timing putaran maut gates of olympus maxwin

pola wild komplit the dog house megaways jackpot x1000

pola putaran cerdas sugar rush wd cepat

simbol naga emas liar jackpot 90 juta

kombinasi bet mahjong ways 2 anti boncos

pola simbol khusus wild bandito x1000

rtp live sweet bonanza xmas perkalian x500

strategi beli putaran madame destiny megaways

pola anti rungkad gates of gatot kaca wd aman

manajemen saldo buffalo king megaways anti ambruk

pola penggandaan profit gems bonanza

waktu terbaik free spin gold bonanza auto sultan

jam hoki aztec bonanza pola spin normal maxwin

kombinasi bet minimalis queen of bounty x500

timing spin release the kraken jackpot ratusan juta

strategi ikan hoki mega jackpot koi gate

reset modal cerdas mahjong ways wd cepat

pola putaran cerdas money train 3 x500

strategi jam hoki the dog house cuan 140 juta

pola game terbaru koi gate strategi lambat

pola push bertahap age of the gods rtp 99 persen

pola putaran cerdas sugar rush keuntungan 110 juta

15 menit big win wild west gold tanpa buy

baca frekuensi tanda awal free spin joker jewels

pola stabil bet gates of gatot kaca maxwin 800 juta

pola turbo pause starlight princess cuan x1000

strategi sultan aztec gems deluxe anti boncos

pola 3 baris wild emas gold bonanza modal 50 ribu

kombinasi bet mahjong ways 3 anti zonk

trik putaran maut 9 jitu scatter emas koi gate

deteksi server panas starlight princess jackpot

pola simbol khusus wild biru the dog house jaminan wd

pola habanero lucky neko anti rungkad auto sultan

trik beli fitur cerdas buffalo king megaways x1000

pola simbol scatter pyramid bonanza terbongkar

pola scatter hijau mahjong ways 3 terbongkar

sinkronisasi rtp gates of olympus wd konsisten

analisis pola game playtech buffalo blitz

pola penyebaran hitam gates of olympus viral

detik detik pengali x1000 sweet bonanza maxwin

cara tarik profit wild west gold anti boncos

trik bet minimalis aztec gems jackpot

fondasi step up starlight princess jackpot x1000

strategi ikan hoki koi gate anti rungkad

deteksi server panas sweet bonanza jackpot

pola bet kecil gates of gatot kaca keuntungan 690 juta

bocoran rtp great rhino malam ini di atas 98 persen

pola rtp langsung mahjong ways 3 multiplier x500

pengali x1000 wild west gold sopir taksi kaya mendadak

petir hitam x250 gates of olympus jam gacor hari ini