Inmet divulga alerta sobre nova onda de calor que deverá atingir todas as cidades da base do Sintram

Compartilhe essa reportagem:

Divinópolis com tarde de quarta-feira de céu com poucas nuvens. As 15h30, a temperatura era de 28 graus (Foto: Reprodução/Clima ao Vivo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta na tarde desta terça-feira (12) sobre a 9ª onda de calor que atingirá o Brasil somente em 2023. De acordo com o Instituto, 830 cidades de Minas Gerais serão atingidas e todas as cidades da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) estão no alerta de “perigo”, no período que vai desta quinta-feira (14) até domingo (17). Segundo o Inmet, as temperaturas nessas cidades poderão chegar até a 40 graus.

Até novembro, oito ondas de calor atingiram o Brasil esse ano, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19 do mês passado, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG), no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 21 de novembro de 2005.

De acordo com o  Inmet, a onda de calor atingirá todas as regiões que estão na paRte alaranjada do mapa

Segundo o Inmet, nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 quilômetros por hora, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, condição que começa já nesta quarta-feira (13) e deve se estender até o fim de semana.

De acordo com o Instituto, no domingo (17), com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil. Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na região Sul, cessando a onda de calor, e, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.

DIVINÓPOLIS

Pela previsão do Instituto Climatempo, a onda de calor será menos intensa em Divinópolis. Para esta quarta-feira, o Instituto prevê pancadas de chuva a tarde e tempo aberto a noite. A máxima prevista para a cidade hoje é de 31 graus.

Para esta quinta-feira (14), quando chega a onda de calor, o Climatempo não prevê chuva significativa para Divinópolis e a temperatura máxima deve ser de 32 graus. Para sexta-feira e sábado não há previsão de chuva, com máximas de 33° e 34°. Para domingo, quando deve ocorrer o pico da onda de calor, o Climatempo prevê para Divinópolis 33º e possibilidade de pouca chuva. A partir de segunda-feira (17) a temperatura volta a cair.

Veja o vídeo produzido pelo Inmet com a previsão da onda de calor

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: