
Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol investigados no país na última semana, a Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (3/10) uma nova etapa de fiscalizações em indústrias de bebidas em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Ações da PF ocorreram em fábricas da região de Poços de Caldas (MG), Campinas (SP), Chapecó (SC) e Joinville (SC). A corporação divulgou por meio de nota que operações ocorreram em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, mas não especificou quais indústrias foram alvos.
Segundo a PF, em Poços de Caldas, amostras de bebidas produzidas e armazenadas na Indústria foram coletadas para análise químico-sanitária. Segundo a PF, as verificações buscam “identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação”.
A PF não informou se havia indícios de falsificação de bebidas com metanal nas produções. Na mesma nota, o órgão informou apenas que, com as ações desta sexta-feira, as autoridades “reforçam o compromisso de proteger o consumidor, prevenir riscos à saúde e assegurar que a produção de bebidas no país esteja em conformidade com as normas legais e sanitárias”.
Com informações da PF