Índice de revisão salarial dos servidores municipais de Divinópolis fecha em 7,5%

Compartilhe essa reportagem:

Prefeito define calendários de pagamento e pontos facultativos para 2025

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, lembra que ainda haverá assembleia para definir a pauta da campanha salarial (Foto: Jotha Lee/Sintram)

Os servidores municipais de Divinópolis já têm, garantidos por Lei, uma revisão salarial de 7,52% a partir de março desse ano. Esse foi Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2024, conforme levantamento da Fundação Ipead. O índice, divulgado no final da tarde desta quarta-feira (8), deve ser aplicado automaticamente aos salários dos servidores municipais de Divinópolis, conforme estabelece a Lei 6.749/2008, que define a política de revisão salarial dos servidores.

O índice de revisão salarial indicado pelo IPCA é obrigatório por lei, muito embora a legislação venha sendo atropelada ano após ano, com a concessão de índices menores e até sem a aplicação da revisão integral como já aconteceu nas três últimas administrações. “Infelizmente a lei não é garantia de que a revisão será concedida, já que muitas vezes as normas legais não são cumpridas e a Câmara, que obrigatoriamente é a guardiã das leis, se faz de surda e muda quando o servidor é prejudicado. Esse ano o prefeito já disse que o índice do IPCA está garantido, mas temos que entender que ainda vamos definir a pauta da campanha salarial, o que será feito em assembleia da categoria”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes.

O presidente explica que a categoria definirá o índice de revisão a ser reivindicado, entre outras demandas que também serão incluídas na pauta da campanha salarial. “Os servidores decidirão a pauta da campanha e apresentaremos ao Executivo. A partir daí a gente acredita que pelo menos haverá um bom diálogo para discutirmos as soluções”, esclarece.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

As secretarias municipais de Planejamento e de Fazenda divulgaram nesta quinta-feira (9) o calendário de pagamentos para 2025. Entretanto, as datas definidas para os pagamentos dos meses de março e junho caem em um sábado. O Portal do  Sintram questionou a Prefeitura sobre essas datas e aguarda retorno. Veja as datas para pagamento dos salários divulgadas hoje. As data marcadas em vermelho caem em sábados.

PONOS FACULTATIVOS

Os servidores municipais terão 11 pontos facultativos em 2025. O calendário e o funcionamento das repartições públicas nessas dadas foram divulgados nesta quinta-feira (9), através do Decreto 16.421/2025. Veja os 11 pontos facultativos desse ano:

03 de março – segunda-feira de carnaval
04 de março – terça-feira de carnaval
05 de março – Quarta-feira de Cinzas
17 de abril – Quinta-feira Santa
02 de maio – sexta-feira pós feriado do Dia do Trabalho
20 de junho – sexta-feira pós feriado de Corpus Christi
27 de outubro – Dia do Servidor Público Municipal
21 de novembro – sexta-feira pós feriado do Dia Nacional da Consciência Negra
24 de dezembro – véspera de Natal
26 de dezembro – sexta-feira pós feriado de Natal
31 de dezembro – véspera do feriado de Confraternização Universal)

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: