Cerca de 200 pequenas lojas podem ter sido atingidas pelo incêndio, na manhã desta quarta-feira (30), no Shopping 25 de Março, localizado no Brás, em São Paulo. A estimativa é da Defesa Civil do estado, que divulgou nota sobre os estragos causados pelo fogo.
“Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas tenham sido atingidas pelo incêndio, que resultou no colapso do telhado. Entretanto, a Defesa Civil informa que não há risco de colapso estrutural total da edificação”, informou o órgão.
A Defesa Civil acrescentou que as chamas tomaram conta do segundo pavimento do edifício e que as equipes de bombeiros estão realizando combate tanto externo quanto interno, com foco no primeiro andar.
Informou ainda que a edificação vizinha ao shopping já foi evacuada, e até o momento o fogo não está se espalhando para outras áreas. Três pessoas sofreram lesões leves devido à inalação de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Tatuapé.
No local, estão presentes representantes de concessionárias, como Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Sabesp e Enel, além da Defesa Civil do município e do Subprefeito da Sé.
O QUE ACONTECEU
O incêndio, de grandes proporções, atingiu o Shopping 25 de Março, no início da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h40 e 12 viaturas e 65 bombeiros foram empenhados em conter as chamas. O fogo foi controlado, mas ainda há focos de incêndio.
RUA 25 DE MARÇO
A rua 25 de março é considerada o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas de São Paulo. Sua origem está ligada a importantes processos de colonização e urbanização da capital paulistana, sendo uma importante região para a história da cidade devido às suas atividades comerciais e sociais.
O comércio popular da Região do Braz em São Paulo se concentra na 25 de março. Lojistas e compradores individuais de Divinópolis fazem compras todos os meses para revenda na região. O comércio é variado e dezenas de famílias sobrevivem revendendo as mercadorias adquiridas na região da 25 de março.
Reportagem: Jotha Lee
Com Defesa Civil de São Paulo