Governo Zema diz que Hospital Regional de Divinópolis será entregue no segundo semestre de 2025

Compartilhe essa reportagem:

O governo do presidente Lula garantiu o funcionamento do Hospital através da Universidade Federal de São João Del Rei (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Quinze anos depois de ser iniciado, com entrega prevista para 2014, o Hospital Regional de Divinópolis tem uma nova previsão para a conclusão de suas obras até o fim do ano que vem. Em informação publicada pelo Jornal O Tempo. O governo Zema garantiu que a inauguração do esperado hospital, que vai atender a 54 municípios e uma população superior a 1,5 milhão de habitantes, ocorrerá no fim de 2025. A interferência do governo federal já garantiu um hospital com atendimento 100% SUS, administrado pela Universidade Federal de São João Del Rei. Entretanto, o convênio ainda não foi assinado, em razão da insegurança quanto a conclusão das obras, que é responsabilidade do governo do Estado.

Utilizada como uma das plataformas de campanha pela reeleição do governador Romeu Zema (Novo) nas eleições de 2022, a promessa de concluir e colocar em operação – ainda no atual mandato – seis hospitais regionais corre risco de não sair integralmente do papel.

A deputada estadual Lohanna França (PV) diz que há uma “insegurança grande quanto às datas”. O governo não confirmou se mantém a previsão de conclusão em Divinópolis para o fim de 2025, como anunciado no ano passado. “Concluir em 18 meses não é impossível, mas exigiria uma força-tarefa que a gente não vê. Terminar o hospital envolve equipá-lo, processo demorado e caro”, diz a deputada.

Ao jornal O Tempo, o governo Zema garantiu que as obras do Hospital Regional de Divinópolis serão entregues no final de 2025. Em Teófilo Otoni, onde a situação é a mesma, a obra está anunciada par ao primeiro semestre do ano a que vem. Já para os hospitais de Sete lagoas e Governador Valadares, a previsão do governo é entregar as obras em 2026.

O governo já havia informado anteriormente, que na atual gestão, a partir de 2022, houve a retomada dos projetos de obras de seis hospitais regionais, “paralisados e abandonados pelo governo anterior há anos, prejudicando a assistência médica de milhões de mineiros. No momento, passam por intervenções físicas e de revisão estrutural os Hospitais Regionais de Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Divinópolis e Juiz de Fora”. Ao todo, cerca de 1.400 novos leitos serão abertos, beneficiando 6,7 milhões de pessoas. Investimento de cerca de R$ 985 milhões da atual gestão.

A obra do Hospital Regional de Divinópolis foi iniciada em 2010, com previsão de entrega em 2014. Sem cumprir o cronograma inicial, as obras foram totalmente paralisadas a partir de 2016 por falta de verbas. As obras já consumiram quase R$ 150 milhões.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: