Prefeito confirma que viagem de Janete foi bancada pelo governo israelense, mas não explica pagamento de diárias à vice-prefeita

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou no início da manhã desta segunda-feira (16) que o grupo de prefeitos e vice-prefeitos brasileiros, além de outras autoridades municipais e estaduais que estavam em Israel, começaram a ser retirados do país. A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, em vídeo postado em seu instragram confirmou a saída de Israel por terra, passando pel Jordânia e Arábia.
“Acabei de passar pela Jordânia, graças a Deus muito bem recebida por todos da Embaixada do Brasil aqui na Jordânia, também pelo pessoal da Polícia Federal, agradeço o apoio de todos do governo federal, principalmente aqui na Jordânia, ao governo israelense, que cuidou da gente durante o tempo que gente estava vindo de lá [saindo de Israel]. Estou voltando, mas a gente vai demorar um pouco, porque estamos indo para a Arábia Saudia, para a cidade de Tabuk, para a gente pegar um vôo de volta ao Brasil”, relatou a vice-prefeita.
Em nota, a Prefeitura “a comitiva conseguiu deixar o local onde estav abrigada por questões de segurança. A saída ocorreu por volta das 8h (horário de Brasília), após intensas tratativas diplomáticas conduzidas junto à Embaixada do Brasil em Tel Aviv e autoridades locais”.
A Prefeitura informou, ainda, que “a operação de retirada, articulada com agilidade e responsabilidade, permitiu que o grupo deixasse Israel rumo à Jordânia, onde foram recebidos por representantes da Embaixada Brasileira e acompanhados por agentes da Polícia Federal. Ainda em território jordaniano, os trâmites necessários foram finalizados para garantir a documentação exigida e permitir o prosseguimento da viagem de volta ao Brasil com a segurança e a serenidade que a situação exige”.
“Sou profundamente grata a todos que contribuíram para a nossa segurança e para que o retorno fosse possível. Passamos por momentos desafiadores, mas agora seguimos com fé, responsabilidade e esperança de reencontrar em breve nossos familiares e a nossa querida Divinópolis”, declarou Janete Aparecida.
AINDA HÁ O QUE EXPLICAR
A viagem da vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida da Silva (Avante) a Israel, tornou-se assunto de debate público, especialmente nas redes sociais, após o início do conflito entre Israel e Irã. A guerra entre os dois países foi iniciada por Israel na sexta-feira (13) após ataques ao Irã sob o pretexto de impedir os iranianos de desenvolverem armas atômicas. O conflito, entre dois países extremamente blindados, ameaça a paz no mundo, pois pode se tornar uma guerra nuclear sem precedentes, já que ninguém sabe, na verdade, qual o arsenal atômico disponível nos dois países.
A Prefeitura de Divinópolis evitou dar publicidade à viagem da vice-prefeita até o dia 9 de junho, quando o Portal do Sintram divulgou a primeira notícia na cidade. Sob o título Vice-prefeita de Divinópolis realiza segunda viagem internacional do ano, dessa vez para Israel, a reportagem fez os primeiros relatos sobre a viagem, que teria como objetivo buscar conhecimento em tecnologia.
O início do conflito entre Israel e Irã deu visibilidade à viagem, uma vez que, além da vice-prefeita de Divinópolis, outras 41 “autoridades” brasileiras, incluindo o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também participavam da boca livre israelense. Desde sexta-feira (13) os prefeitos e vices-prefeitos bolsonaristas convidados pelo governo israelenses, iniciaram apelos ao governo Lula para providenciar o retorno ao Brasil.
REPERCUSSÃO
A repercussão da viagem da vice-prefeita a Israel foi altamente negativa. Nas redes sociais sobraram críticas e exigiu um posicionamento do prefeito Gleidson Azevedo (Novo). O que também chamou a atenção foi o pagamento de 14 diárias no valor de R$ 3.581,06 para a vice-prefeita para uma viagem que foi totalmente bancada pelo governo israelense, inclusive passagens aéreas.
Gleidson Azevedo e Janete Aparecida confirmaram que a viagem foi custeada pelo país anfitrião. Em um vídeo postado na rede social, o prefeito confirmou que a viagem foi patrocinada por Israel. “Primeiramente eu quero esclarecer que a Janete não está lá para passear. Ela não está gastando dinheiro da Prefeitura, não. Esse foi um prêmio que Divinópolis ganhou, junto com BH, as únicas cidades de Minas, junto com mais 18 do país”, disse o prefeito, que mentiu, já que Uberlândia também foi representada na viagem pelo vice-prefeito Vanderlei Pelizer (PL). “A Agência [Mashav] está bancando essa viagem para Israel, porque Divinópolis hoje é destaque em desenvolvimento de tecnologia”, acrescentou Gleidson.
De Israel, em postagem em sua rede social no sábado, a vice-prefeita Janete Aparecida também confirmou que a viagem foi bancada pelo governo israelense.

O Portal do Sintram questionou a Prefeitura sobre o pagamento de diárias à vice-prefeita, uma vez que, tanto Gleidson Azevedo, quanto Janete Aparecida, confirmaram que as despesas foram bancadas pelo governo de Israel, mas não obteve retorno.

ATAQUES PRÓXIMOS
Nesta segunda-feira (16) aumentou a tensão entre os brasileiros. Mísseis do Irã atingiram Tel Aviv e a cidade portuária de Haifa, em Israel, antes do amanhecer, matando pelo menos oito pessoas e destruindo casas. A informação foi divulgada pela Agência Brasil as 8h48 (horário de Brasília). A cidade de Haifa está a 86,7 quilômetros de Kfar Saba, onde se encontravam a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, e uma comitiva de 41 prefeitos e vices-prefeitos brasileiros.
Segundo o governo israelense, 24 pessoas foram mortas no pais em consequência da resposta iraniana aos ataques de Israel, que começaram na sexta-feira (13) em Teerã.
As 4h15 (horário local), 22h15 (horário de Brasília) a vice-prefeita Janete Aparecida postou um vídeo em seu instagram mostrando os brasileiros reunidos dentro do abrigo antiaéreo. Ela relatou que naquele momento houve novo alarme de ataque. Tratava-se do ataque a Haifa, a 86,7 quilômetros dali.

Veja a relação de políticos brasileiros que estavam em Israel:
PREFEITOS E VICE-PREFEITOS
- Álvaro Damião Vieira da Paz (União Brasil)– prefeito de Belo Horizonte (MG);
- Cícero de Lucena Filho (PP) – prefeito de João Pessoa (PB);
- Welberth Porto de Rezende (CIDADANIA) – prefeito de Macaé (RJ);
- Johnny Maycon (PL) – prefeito de Nova Friburgo (RJ);
- Janete Aparecida Silva Oliveira (AVANTE) – vice-prefeita de Divinópolis (MG);
- Maryanne Terezinha Mattos (PL) – vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis (SC);
- Cláudia da Silva Lira (AVANTE)– vice-prefeita de Goiânia (GO); e
- Vanderlei Pelizer Pereira (PL) – vice-prefeito de Uberlândia (MG);
DISTRITO FEDERAL
- Marco Antônio Costa Júnior – secretário de Ciência e Tecnologia;
- Ana Paula Soares Marra – secretária de Desenvolvimento Social;
- Thiago Frederico de Souza Costa – secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública;
- Rafael Borges Bueno – secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;
- Denise Figueiredo Passos – acompanhante da primeira-dama;
- Angela Maria Ferreira Lima – acompanhante da primeira-dama
GOIÁS
- Pedro Leonardo de Paula Rezende – secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Rasível dos Reis Santos Júnior – secretário estadual de Saúde; e
- Keila Edna Pereira Santos – esposa do secretário Rasível;
MATO GROSSO DO SUL
- Ricardo José Senna – secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Christinne Maymone – secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde; e
- Marcos Espíndola de Freitas – coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde;
RONDÔNIA
- Marcos Rocha (União Brasil) – governador;
- Augusto Leonel de Souza Marques – secretário de Integração;
- Valdemir Carlos de Góes – secretário-chefe da Casa Militar;
- Maricleide Lima da Fonseca – chefe de Agenda do Governador;
- Rute Carvalho Silva Pedrosa – chefe de Gabinete do Governador; e
- Renan Fernandes Barreto – chefe de Mídias do Governador;
CONSÓRCIO BRASIL CENTRAL
- José Eduardo Pereira Filho – secretário-executivo;
- Renata Zuquim – diretora de Relações Internacionais e Parcerias;
- Bruno Watanabe – diretor de Projetos;
- Fabrício Oliveira – assessor de comunicação; e
- Ana Luisa Farias – analista internacional;
SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E REPRESENTANTES LOCAIS
- Dilermando Garcia Ribeiro Júnior – secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju (SE);
- Márcio Lobato Rodrigues – secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG);
- Paulo Rogério Rigo – secretário de Proteção Civil de Joinville (SC);
- Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN);
- Gilson Chagas e Silva Filho – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ);
- Alexandre Augusto Aragon – secretário municipal de Segurança Pública de Porto Alegre (RS);
- Verônica Pereira Pires – secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (MA);
- Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – vereador do Rio de Janeiro (RJ);
- Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do CIVITAS (Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro); e
- Francisco Nélio Aguiar da Silva – presidente da FAMEP, ex-prefeito de Santarém e secretário-regional de Governo para o Baixo Amazonas (PA).
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram