Prefeitura não mostra capacidade para recuperar a cidade após as chuvas de janeiro
![](https://sintramdiv.org/wp-content/uploads/CHUVA-RUAS-INTERDITADAS-1024x671.webp)
O governo federal reconheceu a situação de emergência decretada em Divinópolis pelo prefeito Gleidson Azevedo (Novo) no dia 16 de janeiro, dois dias após o temporal do dia 14, quando em uma hora foram registrados 114,7 mm de chuva na cidade. O reconhecimento da situação de emergência em Divinópolis foi publicado no Diário Oficial dessa semana e o município foi comunicado através de ofício enviado pelo governo federal através da Secretaria Especial de Assuntos Federativos.
A chuva do dia 14 foi só o início de uma série de eventos climáticos que atingiram a cidade ao longo do mês de janeiro. Do dia 1º ao dia 31, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Divinópolis recebeu 487 mm de chuva, quando o volume esperado era de 256 mm. Em janeiro, a chuva em Divinópolis ficou 90,23% acima da média prevista.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura passa a ter acesso a uma série de recursos e apoios oferecidos pelo Governo Federal. Entre as possibilidades estão a solicitação de ajuda humanitária, fornecimento de cestas básicas, medicamentos, kits de calamidade e apoio de equipes de saúde, além de recursos para instalação de abrigos provisórios.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também disponibilizou possibilidade de enviar recursos para ações de socorro e restabelecimento das condições de normalidade no município. Outras medidas incluem o saque do FGTS para trabalhadores afetados pela calamidade, renegociação de dívidas para agricultores e apoio em questões técnicas por meio de canais de comunicação com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Além disso, o município pode contar com a Secretaria Nacional de Assistência Social e outros órgãos federais para garantir a segurança e o acolhimento das vítimas. O Governo Federal se colocou à disposição para colaborar com Divinópolis e garantir o apoio necessário para superar os danos causados pelas chuvas.
Já nesta segunda-feira (3) aconteceu uma reunião com integrantes de várias secretarias e do Gabinete do Prefeito e da Vice-Prefeita para alinhar as medidas que vão garantir o apoio do Governo Federal. Cada secretaria ficou responsável por fazer o levantamento de informações e preenchimentos de documentos para envio à União, de acordo com sua responsabilidade.
CIDADE ARRASADA
![](https://sintramdiv.org/wp-content/uploads/COMPLEXO-DA-FERRADURA.webp)
A tempestade do dia 14 de janeiro deixou Divinópolis em situação de extrema calamidade. Dezenas de ruas foram atingidas, calçadas e asfalto arrancados, queda de árvores, imóveis e mais de 120 pessoas desalojadas. Vinte dias após a chuva, a Prefeitura não mostrou capacidade para recuperar os estragos na área urbana. Dezenas de vias continuam parcialmente interditadas, calçadas quebradas e ruas de extremo movimento danificadas. Itinerários de ônibus coletivos também estão comprometidos e na zona rural dezenas de moradores ainda não receberam nenhum tipo de socorro do poder público.
A expectativa é de que a ajuda federal liberada a partir de agora possa agilizar a recuperação da cidade, principalmente vias e calçadas para recompor a mobilidade urbana. Uma das regiões afetadas está na rodovia que liga o Bairro Icaraí ao Complexo da Ferradura. Desde a semana passada um dos trechos está parcialmente interrompido. Segundo a Prefeitura parte da camada de asfalto cedeu, gerando risco aos motoristas que circulam pela área.
O local continua sinalizado como acontece em vários pontos da cidade. A Prefeitura garantiu que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está avaliando o trecho danificado para encontrar uma solução definitiva para o problema. Disse ainda que serão adotadas “medidas paliativas” como um quebra-molas provisório para reduzir a velocidade no trecho.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação