Governo Federal entrega a Divinópolis equipamentos para promoção da igualdade racial

Compartilhe essa reportagem:

Galileu Machado é o autor da Lei que criou o  Conselho da Igualdade Racial em Divinópolis

Após receber os equipamentos, a vice-prefeita Janete Aparecida e integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial posaram para fotografias com a Ministra Anielle Franco (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)

O governo do Presidente Lula continua enviando benefícios para Divinópolis, apesar de políticos locais insistirem em críticas e ataques histéricos ao governo petista. Em menos de dois anos, o governo do PT já enviou mais benefícios a Divinópolis do que os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, aliado do clã Azevedo, que reina hoje na política de Divinópolis.

Na semana passada, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, entregou ao município de Divinópolis,  equipamentos para a Promoção à Igualdade Racial. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.

A Ministra entregou os equipamentos à vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, e para o presidente do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir/Divinópolis), Ronaldo Maurício do Carmo. O kit recebido contém um veículo Fiat Pulse, televisor, refrigerador e um bebedouro.

A vice-prefeita e lideranças do movimento negro posaram ao lado do carro enviado a Divinópolis pelo governo federal

Em nota, a Prefeitura disse que os equipamentos serão de responsabilidade dos Direitos Humanos e será utilizado para fomento da Política de Igualdade Racial. A entrega tem como objetivo fortalecer a coordenação e a articulação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial nos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Ronaldo Maurício do Carmo ressaltou a importância dos produtos recebidos. “Esse kit é muito importante porque fortalece a luta pela igualdade racial na cidade e também as ações do Compir que, muitas vezes, tem que se deslocar para apurar um caso de racismo ou injúria racial. O veículo também ajudará bastante nas ações de promoção de igualdade racial em que é necessário o deslocamento de membros do Compir para outras cidades ou mesmo trazer outros conselhos para Divinópolis”, destacou.

A vice-prefeita Janete Aparecida informou que, em Minas Gerais, somente 14 cidades foram contempladas com os kits e, Divinópolis está entre elas. “São poucas cidades que conseguiram regulamentar e passar uma lei na Câmara, criando o Conselho da Igualdade Racial e Divinópolis é uma delas. O Conselho é extremamente importante para que a gente consiga promover a luta e o enfrentamento ao combate à desigualdade racial. O veículo e todos os equipamentos recebimentos são importantes ferramentas para que a gente possa engajar, ainda mais, nesse enfrentamento de tornar as pessoas mais próximas, respeitadas e mais iguais”, declarou a vice-prefeita.

LEI DE GALILEU

A lei citada pela vice-prefeita para a Criação do Conselho da Igualdade Racial, que permitiu o recebimento dos equipamentos, é de autoria do ex-prefeito Galileu Machado (MDB).Trata-se da Lei Complementar 201/2019, cujo projeto de Lei foi apresentado por Galileu Machado e aprovado pela Câmara no dia 26 de dezembro de 2019 e sancionada no mesmo dia.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: