A Prefeitura Municipal de Divinópolis emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (4) após a confirmação da ação de golpistas que estão tentando extorquir contribuintes da cidade. Através de e-mail, um golpista que se identifica como “José Carlos”, comunica ao contribuinte que há irregularidades no seu alvará de localização e funcionamento, o alvará sanitário. O golpista informa que o os documentos estão vencidos e há necessidade de regularização.
Nesta quarta-feira vários contribuintes que receberam a “cobrança” entraram em contato com a Prefeitura buscando orientações se deveriam quitar o eventual débito da forma como constava do falso e-mail. A Prefeitura orientou a todos que era um golpe e quem, eventualmente, tenha atendido a exigência deve procurar a Polícia.
No alerta emitido ontem a tarde, a Prefeitura informou que “não realiza notificações, nem solicitações de pagamento ou emissão de guias por meio de WhatsApp ou e-mail. Quando há necessidade de fiscalização, o fiscal competente lavra um Auto de Fiscalização e todas as guias geradas em processos administrativos são disponibilizadas exclusivamente pelo Setor de Tributos da Prefeitura”.
Disse ainda que “qualquer comunicação referente a pendências fiscais deve ser tratada diretamente com a Prefeitura, de forma oficial, e não por canais de mensagens instantâneas ou e-mails”. A Prefeitura disse ainda que Reforçamos “caso alguém solicite pagamento via PIX ou qualquer outro método não oficial, trata-se de uma tentativa de golpe, e a Prefeitura orienta a todos que não realizem nenhum pagamento sem antes confirmar a veracidade da solicitação”.
A Prefeitura informou que desconhece qualquer pessoa como nome de “José Carlos”, acrescentando que ainda não tem informações se algum contribuinte foi lesado. Acrescentou que está a disposição para esclarecimentos adicionais, e solicita que qualquer situação suspeita seja comunicada imediatamente aos canais oficiais de atendimento.
O golpista está utilizando o e-mail informativo@smtplw-04.com para encaminhar as falsas cobranças. Na manhã desta quinta-feira (5) o Portal do Sintram encaminhou um pedido de informações ao endereço de e-mail usado pelos golpistas e não obteve nenhuma resposta.
Clique aqui para obter todas as informações oficiais sobre os alvarás de localização e funcionamento.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram