(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Três candidatos disputarão eleição suplementar na cidade, após candidato mais votado em 2024 ser impugnado

Os três concorrentes à Prefeitura de São José da Varginha: Victor, Maeus e Josiana (Foto: Montagem)

Os 3.903 eleitores da cidade de São José da Varginha voltam às urnas no próximo dia 3 de agosto, quando finalmente será eleito o prefeito definitivo da cidade para o mandato iniciado em janeiro desse ano, com término em 31 de dezembro de 2028. Em outubro, o candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), teve sua candidatura indeferida. Com isso a eleição foi anulada e a prefeitura vem sendo conduzida interinamente pelo vereador Walmir do Leite, aliado do candidato indeferido.

No próximo dia 3 de agosto ocorrerá a eleição suplementar de São José da Varginha e três chapas foram inscritas para disputar o pleito. Netinho, impugnado em 2024, lançou a candidatura de sua irmã Josiana Soares de Carvalho (PV), tendo como vice Vander Lúcio Maia. Em outra chapa, o candidato é Mateus Augusto Soares (PSB) e o candidato a vice é Luciano Ferreira da Silva. A terceira chapa é encabeçada por Victor Paulino de Melo (Avante) com o candidato a vice Ronaldo Maia.

GLEIDSON AZEVEDO

Prefeito Gleidson Azevedo reforça a candidatura de Mateus e Josiana aposta na figura do irmão (Foto: Montagem)

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), é um dos cabos eleitorais do candidato Mateus Augusto. No Instagram do candidato, Gleidson se apresenta como “irmão do Cleitinho senador e do deputado Eduardo Azevedo”. “(sic) Eu tô aqui, humildemente, pedindo a população pra votar neles. Eu sei que o trabalho deles vai ser como a família Azevedo. Nós começou debaixo, sem recurso próprio, sem apoio, mais com apoio da população. Então eu conto com todos vocês para mudar a história da cidade (…)”.

Já a candidata Josiana Soares se apresenta como Josi irmã do Netinho. Nas redes sociais, sua campanha é feita tendo o irmão impugnado como cabo eleitoral. Josiana aparece em fotos, adesivos e outros impressos ao lado do irmão e sempre reforça sua condição familiar com o candidato impugnado no ano passado.

OS CANDIDATOS

Victor Paulino de Melo Pereira, candidato a prefeito pelo Avante, se apresenta como Victor Gordo da Saúde. Completa 51 anos no próximo dia 23, é casado e não declarou bens ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O candidato é servidor público municipal, possui ensino médio e disputa sua primeira eleição. O registro já foi deferido.

Mateus Augusto Soares dos Santos, candidato pelo PSB, se apresenta como Mateus Duty, é solteiro e completa 31 anos em setembro. O candidato é solteiro, comerciante e possui ensino médio completo. Declarou bens de R$ 93 mil. O registro já foi deferido.

Josiana Alves de Carvalho Santana, candidata do PV, se apresenta como Josi Irmã do Netinho. É assistente social, casada e tem 36 anos. Disputa sua primeira eleição e o registro de sua candidatura ainda não foi deferido.

O candidato Victor Gordo entrou com uma ação de impugnação do registro de Josi. Entre outros argumentos, ele alega ser uma candidatura fraudulenta denominada “laranja”, com o propósito de perpetuar a influência política de José Alves de Carvalho Neto (“Netinho”), irmão da candidata, declarado inelegível por condenação criminal transitada em julgado. Entretanto, o Ministério Público Eleitoral já emitiu seu parecer pela improcedência da ação.

A ELEIÇÃO

A votação será aberta as 8h do dia 3 de agosto e vai até as 17h. A Justiça Eleitoral tem o prazo até 8 de agosto para proclamar o candidato eleito, que deverá ser diplomado no dia 25, podendo ocorrer antes disso, de acordo com decisão do juiz eleitoral.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *