Três candidatos disputarão eleição suplementar na cidade, após candidato mais votado em 2024 ser impugnado

Os 3.903 eleitores da cidade de São José da Varginha voltam às urnas no próximo dia 3 de agosto, quando finalmente será eleito o prefeito definitivo da cidade para o mandato iniciado em janeiro desse ano, com término em 31 de dezembro de 2028. Em outubro, o candidato mais votado, José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), teve sua candidatura indeferida. Com isso a eleição foi anulada e a prefeitura vem sendo conduzida interinamente pelo vereador Walmir do Leite, aliado do candidato indeferido.
No próximo dia 3 de agosto ocorrerá a eleição suplementar de São José da Varginha e três chapas foram inscritas para disputar o pleito. Netinho, impugnado em 2024, lançou a candidatura de sua irmã Josiana Soares de Carvalho (PV), tendo como vice Vander Lúcio Maia. Em outra chapa, o candidato é Mateus Augusto Soares (PSB) e o candidato a vice é Luciano Ferreira da Silva. A terceira chapa é encabeçada por Victor Paulino de Melo (Avante) com o candidato a vice Ronaldo Maia.
GLEIDSON AZEVEDO

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), é um dos cabos eleitorais do candidato Mateus Augusto. No Instagram do candidato, Gleidson se apresenta como “irmão do Cleitinho senador e do deputado Eduardo Azevedo”. “(sic) Eu tô aqui, humildemente, pedindo a população pra votar neles. Eu sei que o trabalho deles vai ser como a família Azevedo. Nós começou debaixo, sem recurso próprio, sem apoio, mais com apoio da população. Então eu conto com todos vocês para mudar a história da cidade (…)”.
Já a candidata Josiana Soares se apresenta como Josi irmã do Netinho. Nas redes sociais, sua campanha é feita tendo o irmão impugnado como cabo eleitoral. Josiana aparece em fotos, adesivos e outros impressos ao lado do irmão e sempre reforça sua condição familiar com o candidato impugnado no ano passado.
OS CANDIDATOS
Victor Paulino de Melo Pereira, candidato a prefeito pelo Avante, se apresenta como Victor Gordo da Saúde. Completa 51 anos no próximo dia 23, é casado e não declarou bens ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O candidato é servidor público municipal, possui ensino médio e disputa sua primeira eleição. O registro já foi deferido.
Mateus Augusto Soares dos Santos, candidato pelo PSB, se apresenta como Mateus Duty, é solteiro e completa 31 anos em setembro. O candidato é solteiro, comerciante e possui ensino médio completo. Declarou bens de R$ 93 mil. O registro já foi deferido.
Josiana Alves de Carvalho Santana, candidata do PV, se apresenta como Josi Irmã do Netinho. É assistente social, casada e tem 36 anos. Disputa sua primeira eleição e o registro de sua candidatura ainda não foi deferido.
O candidato Victor Gordo entrou com uma ação de impugnação do registro de Josi. Entre outros argumentos, ele alega ser uma candidatura fraudulenta denominada “laranja”, com o propósito de perpetuar a influência política de José Alves de Carvalho Neto (“Netinho”), irmão da candidata, declarado inelegível por condenação criminal transitada em julgado. Entretanto, o Ministério Público Eleitoral já emitiu seu parecer pela improcedência da ação.
A ELEIÇÃO
A votação será aberta as 8h do dia 3 de agosto e vai até as 17h. A Justiça Eleitoral tem o prazo até 8 de agosto para proclamar o candidato eleito, que deverá ser diplomado no dia 25, podendo ocorrer antes disso, de acordo com decisão do juiz eleitoral.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação