A Secretária Nacinanl de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, reagiu com indignação ao relatório final da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas, entre políticos e militares da alta patente do Exército Brasileiro. Bolsonaro foi indiciado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
O indiciamento, no entanto, não significa que Bolsonaro será preso, nem mesmo que é culpado de tais crimes. A Polícia Federal investiga e indicia e indica que existem provas suficientes de autoria em determinado crime. Agora caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se há elementos suficientes para oferecer uma denúncia contra os indiciados.
Natural do município de Carmo do Cajuru e vivido em Divinópolis por muitos anos, Gleide Andrade é hoje uma das influências nacionais do PT. Ela usou uma rede social para expressar sua indignação. “Foram necessárias 884 páginas do inquérito de quase dois anos para indiciar os 37 golpistas, liderados por ‘Alibolsonaro’ e os 36 séquitos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito. Cadeia aos golpistas”, escreveu Gleide Andrade.
A secretária nacional do PT lembrou que o indiciamento foi motivado por inúmeras tentativas de golpe. “O indiciamento de Bolsonaro e Braga Neto pela Política Federal por tentativa de golpe de Estado vai de encontro às inúmeras tentativas de atacar o Estado Democrático de Direito. Bolsonaro e sua corja estão próximos da cadeia, onde devem estar os que atentam contra a democracia”, escreveu Gleide Andrade.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram