Gatilho Salarial: Vereadores Roger e Janete protocolam ofício no Sintram e manifestam apoio ao funcionalismo de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

O  vereador  Roger Viegas esteve, na manhã de hoje (29/04), na sede do Sintram, protocolando ofício, no qual manifesta  que é totalmente contra qualquer tipo de projeto de lei, que for apresentado à Câmara Municipal, que acarrete prejuízos ao funcionalismo público de Divinópolis. A manifestação do vereador é feita  dois dias após o pronunciamento do presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja, que na última reunião extraordinária  “desafiou os demais vereadores” em plenário, para assinarem um requerimento pedindo que o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, acaba com o direito dos servidores a revisão das perdas inflacionárias em seus salários, ou seja,  o gatilho salarial (Lei 6.749/2008, modificada pela Lei 8.083/2015)

No oficio, o vereador Roger expressa que a proposta do presidente da Câmara é no mínimo um desrespeito à classe e assume compromisso com a categoria de votar contra qualquer projeto que tenha esse propósito de cortar o direito da categoria. “Venho assumir compromisso junto a este sindicato e aos mais de cinco mil funcionários da Prefeitura municipal de Divinópolis, que não assinarei nenhum documento fazendo tal solicitação ao prefeito, e se o projeto for protocolado na Câmara, além de dar meu voto contra, lutarei ao máximo para que o mesmo não seja aprovado. Defendo sim que o gatilho seja extinto para agentes políticos (prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores), mas de maneira alguma aceito essa extinção para os servidores”, declarou no documento o edil.

A vereadora Janete Aparecida também manifestou seu apoio hoje à categoria em nota de esclarecimento  endereçado ao Sintram. No documento,  a vereadora reafirma “apoio aos servidores concursados, que como todo cidadão brasileiro, tem direito ao reajuste garantido por lei”.

Posicionamento

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva  agradeceu o apoio e compromisso firmado pelo vereador Roger Viegas e Janete Aparecida. “Neste momento de pandemia, em que nossos servidores municipais deveriam ter tranqüilidade e apoio, já que é a nossa classe, que está com a cara na rua, trabalhando para garantir a saúde da população, vemos o presidente da Câmara querer cortar nosso direito –  que é de todo trabalhador brasileiro- a reposição anual das perdas salariais devido à inflação.  É lamentável, esperamos que os demais vereadores possam  firmar esse compromisso com o funcionalismo e derrubar essa proposta. O que mais precisamos neste momento é que a Câmara seja parceira do funcionalismo e da população, fiscalizando os gastos da Prefeitura, cobrando juntamente com o  Sintram o fornecimento adequado de Epis aos trabalhadores e pagamento de grau máximo de insalubridade àqueles trabalhadores da linha de frente, que estão colocando a vida em risco, visando o bem estar e saúde da população”, finalizou.

Entenda

Assim que o sindicato teve acesso ao  pronunciamento do vereador Kaboja,  a diretoria do Sintram rebateu a fala do parlamentar e desafiou o edil a promover economias reais que beneficiam a população. Clique aqui e confira matéria a respeito.

Clique aqui e veja ofício do vereador Roger firmando compromisso com o funcionalismo.

Clique aqui e veja oficio da vereadora Janete Aparecida reafirmando apoio ao funcionalismo


Compartilhe essa reportagem: