Frota de veículos da Prefeitura de Divinópolis está em processo de terceirização

Compartilhe essa reportagem:

 

O secretário de Administração da Prefeitura de Divinópolis, Thiago Nunes, informou na prestação de contas de sua pasta, que o município “está em processo de terceirização de sua frota de veículos”. Atualmente a frota própria da Prefeitura é composta por 102 veículos leves e 34 pesados. A Prefeitura aluga, ainda, 48 veículos leves.

De acordo com o secretário, o processo de troca da frota própria por uma frota totalmente terceirizada começou em 2016. “Hoje já existem números e estudos comprovando que o poder público é mais rentável, mais eficiente, com sua frota terceirizada, uma vez que a depreciação do veículo próprio no serviço público é muito alta e isso traz prejuízo”, afirmou.

O secretário disse ainda que há outras dificuldades, como por exemplo a compra de peças para reposição. Sem apresentar um estudo, mas por mera conclusão, o secretário disse que a “tendência de todos os órgãos públicos é passar por uma terceirização da sua frota de veículos”.

Thiago reforçou que o servidor que é penalizado por multa de trânsito fica responsável pelo pagamento da punição. “O município é vedado ao pagamento dessas autuações já que a responsabilização das infrações é diretamente do condutor e não da pessoa jurídica (Prefeitura de Divinópolis). Segundo ele, desde outubro do ano passado a Secretaria de Administração vem realizando um trabalho de identificação dos responsáveis por multas vencidas e até agosto foram identificadas 45 multas entre os anos de 2016 e 2020. Segundo ele, em 2022, já foram identificadas 19 multas a veículos próprios do município.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: