Filha de Divinópolis, secretária nacional do PT visita o Sintram e fala sobre os rumos do partido na sucessão municipal

Compartilhe essa reportagem:

 

Vantuil Alves, Marco Aurélio, Gleide Andrade, Lucilândia Monteiro e Yascarah Dutra na visita da secretária nacional do o PT ao Sintram (Foto: Comunicação Sintram)

A secretária nacional de Planejamento e Finanças do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, visitou Divinópolis no último final de semana, para participar da reunião ordinária do partido. A visita também serviu para encontros com lideranças de vários partidos para discutir os rumos da política municipal e em especial a sucessão municipal.

Entre os muitos compromissos, Gleide Andrade fez questão de visitar o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), sendo recebida pelo presidente Marco Aurélio Gomes, pelo vice-presidente Darly Salvador e pelos diretores Lucilândia Monteiro, Vanutil Alves e Yascarah Dutra. No sindicato, a petista reafirmou o compromisso do governo Lula com os trabalhadores e garantiu que é fundamental buscar uma candidatura de consenso para as eleições municipais desse ano.

No Sintram, Gleide Andrade teve uma reunião de trabalho com o vice-presidente, Darly Salvador, o diretor Vantuil Alves e o presidente Marco Aruélio Gomes (Foto: Comunicação Sintram)

Durante sua visita a Divinópolis, Gleide Andrade foi acompanhada pelo professor Manoel Cordeiro, presidente do Diretório Municipal do PT. Em entrevista coletiva na tarde de sábado, Manoel Cordeiro disse que o partido já está na fase de organização para a sucessão municipal, porém defendeu que a oposição deve apresentar uma candidatura de consenso, mesma posição da secretária nacional do PT. “É preciso que haja uma grande frente, uma grande convergência de toda a frente progressista em Divinópolis que vá do centro a esquerda. Nós estamos buscando uma candidatura neste campo”, afirmou Gleide Andrade.

Manoel Cordeiro declarou que o PT está trabalhando para formar uma forte chapa para concorrer á Câmara Municipal e que as discussões sobre eventuais nomes para disputar a Prefeitura, iniciadas no ano passado, serão retomadas. Cordeiro destacou que a Frente formada por PT, PV e PC do B lançará uma chapa com 18 candidatos para disputar cadeiras na Câmara Municipal.

Gleide Andrade também se encontrou com o ex-prefeito Demetrius Pereira, que, a princípio, não se mostrou disposto a ser o candidato da frente ampla. A secretária do PT disse que propôs um movimento para discutir uma candidatura ampla, que seja consenso entre a oposição. Demetrius pode ser um dos organizadores dessa frente, porém, disputar a sucessão, nesse momento, não estaria nos planos do ex-prefeito.

As eleições municipais desse ocorrem em outubro. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro e, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de nenhuma das cidades da base do Sintram, ocorrerá o segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês.

A partir de maio, os pré-candidatos estão autorizados a iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet. As convenções partidárias para definição das candidaturas deverão ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, quando também deverão ser definidas as coligações. As agremiações terão até o dia 15 de agosto para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

DIVINOPOLITANA

A secretária Nacional do PT, durante sua visita, destacou que o governo Lula já destinou R$ 335 milhões em investimentos para Divinópolis. Gleide Andrade tem interesse na região, já que é divinopolitana. Ela nasceu em Divinópolis no dia 25 de maio de 1971 e cresceu e foi criada em Carmo do Cajuru. Em entrevista ao jornal Boca da Mata, Gleide contou que se formou em Filosofia pela PUC Minas “onde tive o orgulho de ter sido aluna do nosso querido padre José Raymundo Bechelaine, que também fez meu casamento na Igreja de São José, em Salgado”.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: