A exemplo de centenas de cidades em todo o país, Divinópolis deve muito de sua condição hoje à ferrovia. A história ferroviária em Divinópolis é extensa e, conforme contam os historiadores, a primeira estrada de ferro a cruzar a cidade foi a linha Belo Horizonte-Garças de Minas, através da Ferrovia Oeste de Minas, a partir de 1911. A partir de então, a ferrovia faz parte do quotidiano da cidade e até hoje, mesmo com o serviço limitado ao transporte de cargas, muita tradições na cidade são mantidas, como por exemplo, o apito a sirene, que ecoa seis vezes ao dia.
Para manter essa tradição viva, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), está com a exposição “Ferrovia em Divinópolis: uma viagem entre trilhos e estações, rumo ao progresso”, aberta no Arquivo Público Municipal, que fica localizado na Praça Pedro X. Gontijo, antiga Praça da Estação. A exposição ficar aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Segundo a Semc, Essa exposição registra a importância da trajetória ferroviária na transformação de nossa localidade, de pequeno arraial à cidade de destacado desenvolvimento em Minas Gerais.
A exposição mostra fotografias do arquivo público, textos e objetos que testemunham a história ferroviária na cidade. Além disso, a amostra estará em exposição por um período indeterminado por marcar a reabertura do setor neste novo espaço de memória e história.
De acordo com o bibliotecário do Arquivo Público, Markinhos Crispim, a mostra busca mostrar a história da cidade. “Com o acervo em exposição e textos criteriosamente selecionados, buscamos evidenciar a importância da história ferroviária, principalmente, agora quando a própria Estação Ferroviária Central se torna também um espaço que abriga a memória da cidade de Divinópolis. O material impresso traz um breve relato histórico, acompanhado por peças e objetos de época e busca avivar a memória de alguns e aguçar a imaginação de outros. É, portanto, um recorte charmoso e rico de nossa história ferroviária preparado com carinho para os nossos visitantes”, destacou.
Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Fotos: A exposição mostra miniaturas, objetos e documentos que contam a história da Ferrovia na cidade (Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD)