Vinte dias após a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgo o resultado dos exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Segundo a Semusa, o caso foi descartado.
A suspeito ocorreu no dia 3 desse mês e o caso suspeito foi detectado em um adolescente de 15 anos, sem histórico de viagem, sem histórico de contato com suspeitos. Na oportunidade ele estava bem clinicamente e ficou isolado em domicílio, sendo monitorado pelo sistema de saúde. O material colhido no adolescente foi enviado para a Funed/BH que após o exame laboratorial, descartou o caso.
VACINA
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga no fim de semana que nenhum país do mundo tem ainda um planejamento para uma campanha de vacinação em massa contra a varíola dos macacos. Depois de participar, na cidade mineira de Ouro Preto, do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, Queiroga lembrou que ainda não há vacinas suficientes para atender a demanda mundial.
Apesar disso, ele lembrou que das 100 mil doses de imunizantes destinadas à América Latina pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), 50 mil serão destinadas ao Brasil, para imunizar profissionais que lidam com materiais contaminados de pessoas que necessitam fazer exames. Segundo o ministro, quando houver vacinas em maior quantidade será possível saber a eficácia do imunizante.
O ministro lembrou que, diferentemente da covid-19, que era uma doença nova, a varíola dos macacos é uma doença que é endêmica na África desde 1976. “Veja que já foram milhares de casos no mundo e não tem 10 óbitos fora da região onde a doença é endêmica. Aqui no Brasil um óbito foi registrado no estado de Minas Gerais, que não necessariamente foi causado pela doença em si, mas pela situação de gravidade que o indivíduo tinha”, destacou.
COVID-19
A Semusa confirmou nesta segunda-feira (22) mais uma morte por covid-19 em Divinópolis. Agora já são 734 óbitos em decorrência do coronavirus em Divinópolis desde o início da pandemia.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da Agência Brasil