Estado destina recursos aos municípios para capacitação dos secretários municipais de saúde

Compartilhe essa reportagem:

Governador em exercício, Professor Mateus assinou a liberação dos recursos durante participação no Congresso da AMM (Foto: Agência Minas)

Os futuros secretários municipais de saúde de Minas Gerais, a partir do próximo mandato que começa no dia 1º de janeiro de 2025, passarão por capacitação com recursos do governo estadual. A Secretaria de Estado da Saúde fará o repasse anual de quase R$ 1 milhão para serem aplicados na capacitação dos secretários municipais de saúde do estado. O governador em exercício, Professor Mateus, assinou um decreto que determina a destinação desses recursos, nesta terça-feira (12), durante a abertura do VII Congresso Mineiro de Novos Gestores, da Associação Mineira dos Municípios (AMM).

“O decreto destina quase R$ 1 milhão ao Cosems/MG para capacitação dos secretários de saúde ao longo do próximo ano e este repasse deve passar a ser anual, de forma que nós tenhamos condições de fazer com que aquela área que mais drena recursos dos municípios hoje seja gerida da melhor forma”, explicou Professor Mateus.

A medida, publicada nesta quarta-feira (13), dispõe sobre a transferência de recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES) para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), e altera o Decreto 48.600/2023, que dispõe sobre as normas de transferência, controle e avaliação de recursos financeiros repassados pelo FES.

O Congresso organizado pela AMM discute o futuro dos municípios, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e inovações que possam contribuir para uma gestão eficiente e sustentável durante o próximo mandato dos prefeitos, de 2025 a 2028..

“Esta é uma chance dos novos gestores se prepararem para os desafios que vão enfrentar a partir de janeiro, mas, mais do que isso, é a oportunidade de conhecerem a AMM e como ela pode auxiliar em suas gestões. É, também, uma oportunidade de conhecer os outros prefeitos e trocar experiências”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius.

Fonte: Agência Minas


Compartilhe essa reportagem: