A partir desta segunda-feira (5) mais escolas da rede pública estadual passam a ter atividades em modo presencial. Com a liberação do Comitê Extraórdinário Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) autorizou a retomada nos municípios localizados em onda vermelha do plano Minas Consciente. Anteriormente, estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas amarela e verde.
Com a decisão, além de outras cidades do Estado, escolas da rede estadual de oito municípios da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) voltam a ter aulas presenciais permitidas a partir de hoje. São eles: Divinópolis, Lagoa da Prata, Moema, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, Itaguara e Itatpecerica, Bambuí e Cláudio
Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG) a medida foi adotada “graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar”. Serão 1.123 escolas nesta nova etapa da retomada presencial na rede estadual de ensino.
Com as novas regras, a partir desta segunda-feira (5) começa o acolhimento de professores em 543 escolas de 132 municípios que estão em onda vermelha, e nos quais não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. O acolhimento dos alunos será a partir do próximo dia 12. No caso em que, mesmo na onda vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.
Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, começam a ser recebidos a partir de hoje também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam no dia 12. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.
Outro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.
BASE DO SINTRAM
Nas cidades da base do Sintram, está autorizada a ampliação das aulas presenciais do 9ª ano do Ensino Fundamental e 3º ano do ensino médio. São 22 escolas em Divinópolis, sete em Lagoa da Prata, seis em Bom Despacho, cinco em Itapecerica, quatro em Santo Antônio do Monte, duas em Moema, e uma em Bambuí, Cláudio e Itaguara.
Confira a relação das escolas por município:
LAGOA DA PRATA
Escola Chico Resende, Escola de Educação Especial Helena Aparecida, Dona Tilosa, Dr. Arnaldo de Faria Tavares, José Teotônio de Castro, Monsenhor Alfredo Dohr, Nossa Senhora de Guadalupe e Virgínio Perillo.
MOEMA
Escola Chico Marçal e Escola Quincas Lacerda.
SANTO ANTÔNIO DO MONTE
Escola de São José dos Rosas, Dr. Álvaro Brandão, Padre Paulo, Nossa Senhora de Fátima.
BOM DESPACHO
Cesec Professora Zaíra Batista Teixeira, Chiquinha Soares, Coronel Egídio Benício de Abreu, Miguel Gontijo, Wilson Lopes do Couto e Professora Maria Guerra.
BAMBUÍ
Escolas Macionília Montijo
CLÁUDIO
Escola Inocêncio Amorim
DIVINÓPOLIS
Escola Antônio Gonçalves de Matos, Antônio Olímpio de Morais, Armando Nogueira Soares, Escola de Educação Especial Helena Antipoff, Escola do Bairro Belo Vale, Pedro Magalhães, Halim Souki, Henrique Galvão, Ilídio da Costa Pereira, Jovelino Rabelo, Lauro Epifânio, Luiz de Melo Viana Sobrinho, Manoel Correa Filho, Miguel Couto, Nossa Senhora do Sagrado Coração, Padre Matias Lobato, Patronato Bom Pastor, Professor Chico Dias, Rosa Vaz de Araújo, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula e Vicente Mateus.
ITAGUARA
Escola Padre Gregório
ITAPECERICA
Escola Carmelo Mesquita, Lamounier Godofredo, Pedro Luiz, Professor Alberto Cordeiro do Couto e Professora Maria Magalhães Pinto
Clique aqui e confira as escolas com permissão para o retorno das aulas presenciais em todo o Estado.
Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Agência Minas