Empresários da 123 Milhas são alvos de busca e apreensão em operação do MP e Polícia Civil de Minas Gerais

Compartilhe essa reportagem:

Logo no início da manhã um comboio da Polícia Civil e do MP já estava nas ruas da capital para iniciar o cumprimento dos mandados (Fotos: MPMG))

O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil estão cumprindo nesta quinta-feira (01/02) 17 mandados de busca e apreensão no endereço de pessoas físicas e jurídicas, em Belo Horizonte. Foi deflagrada na manhã de hoje, a operação Mapa de Milhas para cumprir 17 mandados de busca e apreensão, no endereço de pessoas físicas e jurídicas no município de Belo Horizonte. A operação tem como alvo o grupo econômico do qual a 123 Milhas faz parte.

Os mandados de busca e apreensão foram requeridos para apurar a prática de crimes de estelionato, por meio de associação criminosa, que causaram prejuízo milionário a milhares de pessoas em todo o país.  A investigação busca, também, verificar a eventual prática de lavagem de dinheiro, mediante a utilização de estratégias financeiras e corporativas com o objetivo de dissimulação e ocultação de valores e bens.

A investigação é conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Central) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet). Participaram da operação oito promotores de Justiça, cinco delegados de Polícia Civil, 53 investigadores, um policial militar e cinco servidores do Ministério Público.

Documentos já foram apreendidos durante a Operação de busca e apreensão a empresários da 123 Milhas (Foto: MPMG)

Além da atuação criminal, o Ministério Público de Minas Gerais ajuizou ações civis públicas para a tutela coletiva dos consumidores lesados, sendo deferidos pedidos de bloqueio judicial de bens e valores das empresas e sócios que integram o grupo econômico.

A operação é resultado da atuação da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC), estratégia de articulação interinstitucional inovadora do Ministério Público de Minas Gerais. Instituída em julho de 2022, com a inauguração do prédio Promotor de Justiça Francisco Lins do Rego, a UCC reúne a estrutura de diversos órgãos de apoio às Promotorias de Justiça voltados às investigações mais complexas, de caráter interdisciplinar, envolvendo corrupção, criminalidade econômica e organizações criminosas.

O MP anunciou uma entrevista coletiva para o fim da tarde, quando será apresentado o resultado da operação.

Fonte: MPMG

 

 


Compartilhe essa reportagem: