A Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), empresa pública de direito privado da administração indireta do município de Divinópolis, vai atingir a 758 servidores. Na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial dos Municípios, a Emop publicou o edital de convocação de 35 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em 2019 para o cargo de auxiliar de produção. Atualmente a empresa contabiliza 723 servidores e chegará a 758 com os 35 novos convocados.
No início de 2021, a Emop contabilizava 423 servidores. Nos últimos dois anos, foram contratados 335 servidores para o cargo de auxiliar de produção aprovados no concurso público realizado em 2019. Isso significa que em apenas dois anos, o número de servidores da Emop teve um salto de 79,19%.
Essa avalanche de contratações de novos empregados públicos pela Emop só foi possível após a sanção da Lei 8.918, de novembro de 2021, pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC). A lei, oriunda de um Projeto de Lei da atual administração, alterou o quadro o número de vagas para o cargo de auxiliar de produção, que subiu de 450 para 800. Ou seja, o atual prefeito criou 350 novas vagas para o cargo.
A Emop é uma empresa pública de direito privado, porém com capital 100% pertencente à Prefeitura de Divinópolis. Foi criada pela Lei Municipal 2.252 de 30 de Julho de 1987. A empresa possui patrimônio, autonomia administrativa e financeira e sua função básica é o atendimento operacional junto à Prefeitura, tendo como suas principais atividades a prestação de serviços como limpeza urbana – que compreende capina e varrição de ruas, praças e logradouros públicos – a operação tapa- buraco, limpeza e manutenção de postos de saúde e escolas municipais, limpeza de bueiros, limpeza e manutenção de cemitérios e construção de jazigos. A Emop tem autonomia para prestar serviços a outras Prefeituras e terceiros, porém seus contratos são assinados exclusivamente com a administração pública de Divinópolis.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram