Em um mês e 18 dias, de 2 de janeiro a 18 de fevereiro, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) chegou a 181 cargos comissionados ocupados na Prefeitura de Divinópolis. O prefeito iniciou o governo com 151 cargos comissionados. O número de vagas ocupadas aumentou 19,8% em 47 dias. As últimas nomeações foram publicadas essa semana. Veja:
– Lauren Caroline Souto Garbazza – Gerente de Fiscalização de Obras, na Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana e Patrimônio (Semfup).
– Franciele Laís Batista Michelleto – Coordenadora de Reforma e Construção de Edificações Públicas, na Secretaria Municipal de Fiscalização e Obras Públicas (Semfop).
– Kaycid de Campos Sousa – Coordenadora de Obras da Educação, na (Semfop).
Após as novas nomeações, os servidores efetivos vão perdendo espaço nos cargos comissionados. No dia 23 de janeiro, 47,88% dos cargos comissionados eram destinados a servidores efetivos. Hoje esse percentual caiu para 45,85%. Já os comissionados de livre nomeação continuam ganhando espaço no governo e subiu de 52,12% para 54,14%.
A promessa do então candidato a prefeito Gleidson Azevedo ainda em 2020, era de destinar 75% dos cargos comissionados para servidores efetivos.
A reforma administrativa aprovada pela Câmara no final de dezembro do ano passado criou 213 cargos comissionados. Ainda restam 32 vagas desocupadas. Embora o número de cargos tenha sido reduzido, as despesas aumentaram já que boa parte dos cargos de coordenadoria foi transformada em gerência.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação