Em 15 dias, dois incidentes graves em escolas da rede municipal são alvos de sindicância da Secretaria de Educação

Compartilhe essa reportagem:

Garoto que sofreu traumatismo craniano no Cetepe é transferido

A secretária de Educação, Andreia Dimas, assinou a abertura de duas sindicâncias (Foto: Reprodução/Instagram)

Em pouco mais de 15 dias, dois incidentes gravíssimos exigiram uma posição mais eficaz da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed). No primeiro caso, uma criança autista saiu de uma escola infantil sem ser notada, e no segundo, um garoto de 14 anos sofreu traumatismo craniano e está entubado.

1º CASO – No dia 18 desse mês, um menino de sete anos, portador do Transtorno de Espectro Autista (TEA), saiu sem ser monitorado da sede da Escola Municipal Professora Evelina Greco, no Bairro Santa Lúcia. A saída do garoto ocorreu em pleno horário de aprendizado e nenhum funcionário da escola percebeu. Segundo o pai, o menino foi levado para a escola as 7h e, somente as 11h20, quando a mãe foi buscar o garoto, percebeu-se que ele não estava dentro da escola. De acordo com a Polícia Militar, o garoto foi localizado em frente a uma residência pouco antes do meio-dia. Ainda segundo a PM, o menino estava assustado e chorando.

O mais grave é que a  Secretaria Municipal de Educação (Semed) só tomou conhecimento do incidente uma semana após o ocorrido. Um pedido de desculpas foi formulado pela pasta. O menino, do primeiro ano, encontra-se bem e o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Promotoria da Criança e do Adolescente estão acompanhando o caso.

2º CASO – Nesta quarta-feira (4) um garoto de 14 anos, aluno do 9º ano, no Centro de Ensino Técnico Pedagógico (Cetepe), foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) com traumatismo craniano depois de bater a cabeça em uma viga. O garoto foi levado para o Hospital Santa Mônica, onde foi imediatamente entubado pela equipe médica. O estado de saúde do jovem se agravou e no final do dia ele foi transferido para a o Hospital  São João de Deus. Nesta quinta-feira (5), o Portal do Sintram não conseguiu informações atualizadas sobre o estado de saúde do garoto.

O que se sabe sobre o acidente é que logo no início das aulas no turno da manhã, o adolescente, junto com mais três colegas, descia do segundo para o primeiro andar, quando pulou de uma altura de aproximadamente três metros (nove degraus) e bateu a cabeça em uma viga que estava no local. Essa descrição do acidente foi dada em nota oficial publicada ontem pela Prefeitura. Segundo a nota, outras três crianças que estavam com o aluno no momento do acidente, e que presenciaram a queda, foram encaminhadas para o Projeto Olhares, onde receberão suporte psicológico e assistência social para ajudá-las a lidar com o trauma

Em fevereiro desse ano, o Cetepe já havia se envolvido em um incidente, quando uma criança foi trocada dentro de uma van do transporte escolar. Foi instaurada uma sindicância para apurar o incidente, mas até hoje o resultado da apuração não foi divulgado.

SINDICÂNCIAS

Nesta quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Andreia Ferreira Dimas, instaurou duas sindicâncias para apurar incidentes em escolas municipais. A primeira vai apurar as responsabilidades por uma criança autista ter saído das dependências da Escola Evelina Greco sem ser notada. A segunda vai apurar outro incidente no Cetep. A queda do garoto de uma escola de nove andares ainda não está sendo apurada.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: