(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Josiana, Mateus e Victor disputam a eleição suplementar de São José da Vargionha (Foto: Reprodução)

No próximo domingo, dia 3 de agosto, no município de São José da Varginha os eleitores retornam às urnas para eleição suplementar majoritária. Essa nova eleição acontecerá porque a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro do candidato José Alves de Carvalho Neto (Netinho), o mais votado nas Eleições 2024.

Estão aptos a votar 3.859 eleitores, na votação que vai acontecer das 8h às 17h. Serão cinco locais de votação, onde serão utilizadas 12 urnas eletrônicas para o mesmo número de seções eleitorais, sendo duas delas com acessibilidade. Em caso de necessidade de substituição, oito urnas estarão prontas para serem utilizadas.

A eleição vai contar com a participação de 48 mesários e 36 profissionais de apoio, que são coordenadores, administradores de prédios e mesários reserva.

Os candidatos à eleição suplementar em São José da Varginha são:

As informações sobre todos os concorrentes podem ser acessadas pelo sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulga CandContas). No sistema, basta selecionar o município São José da Varginha e o cargo Prefeito. A divulgação dos resultados poderá ser acompanhada no portal do TSE.

Eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar a ausência. Quem estiver fora do município de São José da Varginha pode justificar a ausência no próprio dia 3 de agosto, pelo aplicativo e-Título. Após a eleição, a justificativa poderá ser feita até 60 dias depois da eleição, ou seja, até o dia 2 de outubro de 2025, presencialmente em qualquer cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pelo Autoatendimento Eleitoral.

MOTIVO DA NOVA ELEIÇÃO

O candidato ao cargo de prefeito mais votado em São José da Varginha em 2024, José Alves de Carvalho Neto (Netinho/PP), teve seu pedido de registro de candidatura impugnado e posteriormente indeferido. O motivo foi o fato de ter condenação criminal transitada em julgado, o que gera a inelegibilidade.

Houve recurso da decisão do Juízo Eleitoral para o TRE e posteriormente ao TSE, sendo mantida a decisão de indeferimento do registro.

São José da Varginha é o segundo município de Minas Gerais a realizar eleição suplementar neste ano de 2025. Guapé, no Sul de Minas, teve votação suplementar em julho pelo mesmo motivo.

Com informações do TRE  


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *