Eleições 2020: a dois meses do pleito, urnas eletrônicas já estão a caminho das zonas eleitorais de Minas

Compartilhe essa reportagem:

Uma megaoperação está sendo devolvida pelo  Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-mg) . As urnas eletrônicas, personagens essenciais na história da democracia, já estão seguindo viagem para encontrar os eleitores mineiros no dia 15 de novembro.

Na segunda-feira (14), o TRE começou a enviar para os cartórios e postos de atendimento as urnas que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros. Elas ficam armazenadas em um depósito do Tribunal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde passam por manutenção e limpeza antes de cada eleição. Para o envio aos municípios, cada uma é embalada cuidadosamente em uma caixa própria.

Quinze funcionários estão se dedicando para organizá-las nos caminhões que farão o transporte.  Os números impressionam. Nesta etapa, mais de 42 mil urnas estão sendo enviadas para 308 localidades, sendo 282 zonas eleitorais e 26 postos de atendimento. Ao todo, 96 caminhões percorrerão cerca de 70 mil quilômetros até meados de outubro para cumprir essa missão.

Quando chegam ao destino, as urnas eletrônicas são guardadas nas sedes dos cartórios, nos Fóruns do Tribunal de Justiça ou em batalhões da Polícia Militar. No final de outubro, começa a ser feita a carga das urnas, com a inserção dos dados de eleitores e candidatos. É depois desse processo que elas estarão prontas para receber os votos dos quase 16 milhões de eleitores mineiros para prefeito e vereador.

ÁLCOOL GEL

Além das urnas, a equipe da Coordenadoria de Controle Patrimonial (CCP) do TRE é responsável por organizar e enviar para as zonas eleitorais todo o material utilizado nas eleições, como canetas, cartazes e os cadernos de votação. Neste ano, a tarefa ganhou proporções ainda maiores, já que todos os cartórios e postos de atendimento receberão itens como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais, para garantir a proteção de mesários e eleitores e minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Fonte: TRE-MG


Compartilhe essa reportagem: