Dois dias após ser cobrado pelo Sintram, prefeito de Bom Despacho vai às redes sociais para anunciar revisão salarial

Compartilhe essa reportagem:

Após ser cobrado pelo Sintram via ofício, prefeito Bertolino Neto grava vídeo e anuncia revisão salarial para os servidores municipais de Bom Despacho (Foto: Reprodução)

Já na metade da segunda quinzena do quarto mês do ano, a Prefeitura de Bom Despacho ainda não concedeu a recomposição salarial obrigatória aos servidores municipais. Já os servidores da Câmara Municipal estão com a revisão garantida desde o dia 19 de março, quando o prefeito Bertolino da Costa Neto sancionou a Lei 2.974/2024, que autorizou a revisão de 6,62% para a categoria, com efeitos retroativos a 1º de janeiro.

Já para os servidores da Prefeitura, o prefeito de Bom Despacho vem demonstrando uma enorme má vontade em cumprir a lei e conceder a revisão anual, que segundo a Constituição da República é obrigatória para garantir o poder de compra dos salários. Essa postura do Executivo muito se deve ao desinteresse dos próprios servidores, que se mostram indiferentes às convocações para discussão de questões de enorme relevância para a classe, inclusive os salários.  Foi o que aconteceu, por exemplo, no dia 21 de março, quando o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) marcou uma assembleia para discutir a questão salarial e apenas dois servidores compareceram. A assembleia foi suspensa.

PREFEITO ANUNCIA REVISÃO

Dois dias após o Sintram protocolar um ofício na Prefeitura de Bom Despacho solicitando um posicionamento do Executivo sobre a revisão salarial para os servidores, o prefeito Bertolino da Costa Neto se apressou em postar um vídeo no Instagram garantindo que vai conceder a recomposição. Na quarta-feira da semana passada, 3 de abril, o Sintram protocolou o ofício 038/2024 cobrando a revisão salarial. Na sexta-feira (5), o prefeito postou um vídeo ao lado dos vereadores Alex Alves (Pastor Alex), Marco Antônio Francelino (Marquinho da Copasa) e Maria Klésia (Keké), que integram o bloco aliado ao Executivo na Câmara.

No vídeo, o prefeito fez um discurso absolutamente político e fisiologista, elogiando o trabalho dos servidores, e garantindo que ele e seus aliados estavam discutindo a “merecida” revisão salarial para a categoria. No vídeo o prefeito garantiu que ainda essa semana deverá divulgar o índice de revisão, que segundo ele será retroativo a 1º de janeiro.

A presença dos vereadores ao lado do prefeito é importante, uma vez que até agora a Câmara tem sido totalmente omissa com relação á revisão dos servidores da Prefeitura. Embora sejam vereadores que fazem as vontades do prefeito, a presença do trio de parlamentares no vídeo pode acordar o Legislativo, que entre suas funções está o dever de zelar para a preservação das leis e dos direitos dos servidores públicos do município.

Veja o vídeo

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: